Eventos e turismo: regras para remarcação durante a pandemia
Em decorrência da pandemia e a quarentena no país, muitos eventos e viagens tiveram que ser cancelados. Com o crescimento nas remarcações, o governo criou uma lei que regulamenta e estabelece novas regras para esses setores. Continue a leitura para entender melhor.

Eventos e turismo: regras para remarcação durante a pandemia
Sancionada em agosto deste ano, a medida provisória regulamenta o adiamento e o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de turismo e de cultura em razão do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus.
Agora, os fornecedores não terão que reembolsar os consumidores se oferecerem a remarcação do evento, como shows e peças, ou créditos para compra de outros serviços da empresa, como ingressos ou pacotes turísticos.
Caso o evento, serviço ou reserva já feitos sejam adiados ou cancelados, a empresa vendedora fica desobrigada a reembolsar o consumidor. Isso desde que assegure a remarcação do evento, serviços ou reservas ou disponibilize um crédito para uso ou abatimento na compra futura para outros eventos, serviços ou reservas.
Eventos e turismo: prazo para remarcação
A lei estabelece que a prestação do serviço, uma hospedagem, passagem aérea ou um show, por exemplo, poderá ser remarcada em até um ano após o fim da situação de calamidade pública. O mesmo prazo se aplica para o uso do crédito concedido ao cliente, quando essa for a solução adotada.
De acordo com o texto, a remarcação dos eventos adiados deverá ocorrer no prazo de 12 meses, contado do fim do estado de calamidade pública, previsto para 31 de dezembro de 2020.
Eventos e turismo: reembolso
Caso a empresa e o consumidor opte pelo reembolso, essa devolução poderá ser feita em até um ano após o fim da pandemia. Seja para remarcação ou crédito, as negociações não devem ter custos adicionais, taxas ou multas para o consumidor, desde que a solicitação seja feita dentro de 120 dias, contados a partir da data de comunicação do adiamento ou cancelamento.
Conteúdos para você conhecer
- Eventos culturais poderão reabrir em regiões de SP na fase amarela;
- Comprar passagem com milhas: entenda como funciona.
Descomplicamos?
Conta para a gente o que você achou das mudanças para remarcação de eventos e turismo durante a pandemia. E se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário