Farmacêutico: o que faz e quanto ganha?
Se você pretende tornar-se um farmacêutico e deseja conhecer as principais funções desse profissional, chegou ao lugar certo. Neste artigo, nós vamos falar sobre o mercado de trabalho para essa profissão, os conhecimentos necessários e o salário esperado. Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

O que faz um farmacêutico?
O farmacêutico é responsável por pesquisar, desenvolver, produzir, gerir, manipular e controlar a qualidade de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e outros. Esse profissional estuda a composição desses produtos, quais devem ser usados em cada caso e a quantidade a ser aplicada, de acordo com os sintomas do paciente.
Por isso, é fundamental que o farmacêutico conheça a composição de medicamentos, saiba identificar os sintomas e os remédios a serem usados em cada situação.
Esse profissional também presta assistência farmacêutica em diversas áreas de saúde, orientando o paciente sobre o uso correto dos medicamentos e, também, pode atuar na vigilância de medicamentos e alimentos.
Principais funções de um farmacêutico
- Produção de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene;
- Manipulação de fórmulas;
- Venda de medicamentos em farmácias;
- Controle de qualidade;
- Indicação da medicação correta aos pacientes;
- Aplicação de medicamentos injetáveis;
- Realização de exames solicitados por médicos;
- Exame e teste de novos componentes e princípios ativos;
- Coleta de material biológico para realizar testes;
- Emissão de laudos;
- Supervisão da higienização hospitalar;
- Fiscalização sanitária;
- Controle de pragas urbanas;
- Aferição de pressão arterial e medicação de temperatura corporal;
- Fitoterapia (utilização de plantas para tratar doenças);
- Aplicação de acupuntura;
- Perfuração de orelhas para colocar brincos;
- Farmácia veterinária;
- Toxicologia forense;
- Controle de qualidade da água e dos alimentos.
Formação do farmacêutico
O profissional deve possuir a graduação em Farmácia, que tem a duração média de cinco anos. As matérias teóricas e práticas que estão inclusas na grade curricular do curso são:
- Biologia;
- Química;
- Bioquímica;
- Física;
- Cálculo;
- Ciências da Saúde;
- Assistência Farmacêutica;
- Controle de Qualidade de Medicamentos;
- Cosmetologia;
- Toxicologia e Análises Toxicológicas;
- Biossegurança;
- Homeopatia;
- Parasitologia;
- Citologia Clínica;
- Epidemiologia;
- Imunologia;
- Legislação Farmacêutica;
- Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos;
- Tecnologia e Biotecnologia em Alimentos;
- Farmácia Hospitalar;
- Controle de Qualidade;
- Gestão Farmacêutica;
- Saúde Pública.
Vale ressaltar que os estudantes precisam realizar o estágio obrigatório do ensino superior e também fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para garantir o diploma. Além disso, é necessário que o farmacêutico seja registrado no Conselho Regional de Farmácia (CRF) de seu estado.
Mercado de trabalho para o farmacêutico
Há diversas áreas de atuação para esse profissional, como: farmácia clínica, atenção farmacêutica, medicamentos, pesquisa clínica, cosmetologia, análises clínicas e toxicológicas, alimentos, ambiental, biologia molecular, biologia clínica, farmacovigilância, vigilância sanitária, vendas e gestão.
Sendo assim, o farmacêutico pode trabalhar em farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos, indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias, laboratórios de análises clínicas, hospitais, centros de saúde, hemocentros, banco de sangue ou leite, institutos de pesquisa, entre outros.
Qual é o salário de um farmacêutico?
De acordo com o site Guia de Profissões e Salários, a media salarial de um farmacêutico no país é de R$ 2.817,25. Porém, vale lembrar que dependendo do porte da empresa e do tempo de experiência do profissional, o salário pode superar os R$ 8 mil.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar o seu comentário para nós. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário