fatura-do-cartao-de-credito-conheca

Entender o que é a fatura do cartão de crédito é muito importante. Ela traz todos os detalhes de compras, vencimento e outras informações que afetam diretamente a nossa vida financeira.

Sem acompanhar os gastos no cartão ou pelo menos não ter uma média de quanto virá a fatura do mês, acabamos no vermelho.

Então, ficar por dentro das informações da conta, ajuda a nos programarmos melhor. Além de conhecer as saídas para alguns problemas, como a necessidade de parcelar a fatura ou pagar somente o mínimo.

O que você encontra na fatura do cartão de crédito?

As principais informações do seu cartão, gastos e como realizar o pagamento vêm descritos nela. Você também conhece os juros e multas por atraso. É um relatório mensal, e que você precisa estar atento, pois, como sabemos, o cartão de crédito pode ser um grande aliado ou fazer o papel do vilão.

Na fatura encontramos:

  • Informações do seu cartão de crédito (número, modelo, nome) – isso ajuda no caso do cliente ter mais de um cartão ou mesmo adicionais;
  • Total da fatura – valor dos gastos daquele mês;
  • Vencimento – último dia para pagar a fatura;
  • Pagamento mínimo;
  • Valor para o parcelamento da fatura;
  • Suas compras do mês;
  • Melhor dia para compras;
  • Juros e multas em caso de atraso do pagamento;
  • Opções para o pagamento (imprimir fatura, pagar online, etc.);
  • Opção de ver faturas anteriores já fechadas, fatura atual e previsão das próximas faturas.

Preste sempre atenção no dia do vencimento da fatura e no valor de juros e multas por atraso, pois costumam ser altos.

Verifique sempre suas compras. Se caso alguma delas você não lembrar de ter feito ou tem certeza de um débito indevido, procure a administradora do seu cartão de crédito. O número de contato está atrás do cartão, ou procure pelo atendimento no aplicativo.

O que é o “melhor dia para compras”?

Esse é o dia em que sua fatura fecha, ou seja, a partir daí as próximas compras só virão descontas no próximo mês. Normalmente, isso te dá até 40 dias para pagar.

Se sua conta fecha dia 5 e o vencimento é sempre no dia 15 por exemplo, esse é o melhor dia para suas compras. Nesse exemplo, você compra no dia 5 deste mês e só paga no dia 15 do outro = 40 dias.

Saber o melhor dia para as compras pode te livrar de mais um gasto no mês. Essa informação geralmente está na fatura ou aplicativo do cartão. Se mesmo assim restar dúvidas, entre em contato com a administradora.

Quando minha fatura fecha?

Do mesmo jeito que você precisa saber o dia certo do vencimento, é necessário saber qual o dia de fechamento de sua fatura.

Normalmente, ele ocorre 10 dias antes, prazo para a fatura chegar até sua casa. Isso não é uma regra e pode variar, como nos casos dos cartões que tem fatura digital.

Alguns cartões avisam, pelo aplicativo, que sua conta está fechada. Mas, você pode conferir na sua fatura também, lembrando que o dia do fechamento é a mesma coisa do que o melhor dia para as compras.

Fatura fechada significa que, os gastos desse mês só virão descontados no próximo e que você já pode fazer o pagamento da conta do cartão.

Como escolher o dia de vencimento

Essa é uma decisão muito importante, que deve ser escolhida próximo ao dia do pagamento. Evitando o risco de atraso, veja algumas dicas:

Escolha uma data que seja após seu pagamento:

Não adianta escolher uma data que você ainda não tenha recebido. Sem conseguir pagar, sua fatura sempre será quitada com atraso. Caso receba sempre em uma data, escolha poucos dias depois para o fechamento.

Como você viu, é importante escolher uma data depois do pagamento, mas nem tanto. Datas muito distantes de quando você recebe, pode contribuir para que esse dinheiro seja gasto. O que compromete o pagamento da fatura do cartão de crédito.

  • Dica: não se preocupe se o dia de vencimento de sua fatura cair em um sábado, domingo ou feriado. Sempre que acontecer isso, a fatura vencerá somente no próximo dia útil.

O que é pagamento mínimo

Se a grana anda curta e não vai ser possível pagar toda a fatura do cartão de crédito, o pagamento do mínimo pode ser uma saída para quem não quer ficar inadimplente.

A partir de 1 junho, às novas regras do rotativo começaram a valer. Dessa vez o que muda é que os bancos não podem mais impor a cobrança de 15% do valor total, o que era feito até então.

Agora, cada cliente terá um % cobrado, com base em seu perfil como consumidor. O valor deve ser anunciado com 30 dias de antecedência. Esse valor mínimo é pago para não entrar em dívida.

Assim que o cliente paga o mínimo, ele entra no rotativo do cartão de crédito por no máximo 30 dias. Se ainda não conseguir pagar depois desse tempo, o banco deve oferecer outros meios, como o empréstimo.

Esse serviço cobra juros e multas, por isso é recomendado ficar atento às taxas cobradas antes, que normalmente estão na fatura ou contrato.

Posso pagar a fatura antes do fechamento?

Alguns cartões possibilitam o pagamento antes do fechamento da fatura. Se você sabe que não vai gastar mais nada naquele mês, pode gerar o boleto e fazer o pagamento. Mas fique atento, se ainda fizer alguma compra com a fatura em aberto, ela será cobrada na mesma.

Vale lembrar que não são todos os cartões que aceitam esse serviço.

Atraso no pagamento da fatura

A regra é clara: esqueceu ou deixou de pagar a fatura, você será taxado. A multa por atraso já acontece no primeiro dia após o vencimento, fora os juros de mora cobrados diariamente.

Se você não faz nem o pagamento do mínimo, acaba caindo no rotativo não regular, com multa de 2% e juros de mora de 1%.

Parcelamento da fatura do cartão de crédito

Se preferir, pode parcelar sua fatura, em alguns casos em até 24x. Os juros se mostram menores do que o rotativo. As parcelas virão junto com as próximas faturas.

Para contratar, na maioria dos casos, basta pagar o valor da parcela discriminado na fatura e automaticamente ela será parcelada.

Minha fatura do cartão não chegou, e agora?

Se você ainda recebe a fatura do cartão pelos correios, pode ser que aconteça algum atraso e o dia do pagamento acabe passando. Para não pagar juros e multas, ficando enrolado com mais dívidas, verifique onde você pode ter a segunda via da fatura do cartão de crédito:

Agência bancária

Se o seu cartão de crédito tiver ligação com algum banco, basta se dirigir até ele e pedir a segunda via da fatura para um atendente. Ou ainda no caixa eletrônico, na opção cartões.

Internet banking

Para acessar seu cartão, entre no site ou aplicativo do banco com seu login. Se ainda não possui cadastro, pode criar um no site. Siga os passos que o site exibir. Depois, com a conta ativa, você pode imprimir sua fatura ou pagar no próprio site do banco ou copiar o código de barras e quitar em outro lugar.

Aplicativo do cartão

Acesse o aplicativo em seu celular com as informações do cartão e procure pela opção de segunda via. Ela pode ser enviada por e-mail ou copiar o código de barras para o pagamento.

Telefone

Atrás de seu cartão de crédito você encontrará os números do banco e poderá ligar caso sua fatura esteja em atraso. Você receberá a fatura por e-mail.

Quanto tempo demora para meu limite ser liberado?

Seu limite é liberado após 3 dias úteis após o pagamento. Esse tempo pode ser menor se pagar no banco ou financeira que administra seu cartão de crédito.

Suponha que seu limite é de R$ 500,00 e você gastou R$ 200,00. Se sua fatura vence dia 10 e você pagou nesse mesmo dia, até dia 13 o limite deve ser liberado (contando dias úteis).

Vale lembrar que o parcelamento de compras funciona de modo diferente, seu limite só será restaurado ao final do pagamento das parcelas.

Sua fatura é compromisso!

Já que agora você sabe melhor como funciona, além da importância da fatura, observe todos os detalhes. Não se esqueça de fazer o pagamento, deixando sua vida financeira em dia.

Qualquer dúvida que você ainda tiver sobre a fatura do cartão de crédito, deixe aqui nos comentários e até a próxima!

Quiz – fatura do cartão de crédito

[os-widget path=”/leonardojacominibravi/voc%C3%AA-conhece-a-sua-fatura-do-cart%C3%A3o-de-cr%C3%A9dito” of=”leonardojacominibravi”]

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...