FGTS: contribuição poderá ser recolhida por meio do sistema Pix
Durante a abertura da 11ª reunião plenária do Fórum Pix, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, anunciou que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser recolhido com o auxílio do PIX a partir de janeiro de 2021.

Para descobrir mais detalhes sobre essa novidade e o que muda na prática, é só acompanhar a leitura do nosso artigo até o final!
O que você procura?
Recolhimento do FGTS por meio do Pix: entenda
De acordo com as informações divulgadas pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, o BC irá permitir o recolhimento desse fundo por meio do sistema de pagamentos instantâneos.
Para possibilitar o funcionamento dessa solução, o Banco Central fechou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Além disso, vale destacar que esse novo recurso será lançado junto com o FGTS Digital.
Dessa maneira, a plataforma será responsável pela apuração, cobrança, recolhimento e lançamento das contribuições para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Com isso, a expectativa é de que a tecnologia possa contribuir para uma redução de custos considerável para as empresas.
Conforme a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, esse novo recurso também permitirá que os empregadores acompanhem digitalmente o pagamento do FGTS.
Uso do Pix cresce no recolhimento de tributos
As ações envolvendo o uso do Pix pelo governo brasileiro têm crescido constantemente. Aos poucos, o recolhimento de obrigações tributárias, trabalhistas e o pagamento de impostos será feito por meio desse novo sistema.
Um exemplo disso é a parceria feita entre a Receita Federal e o Banco do Brasil em dezembro de 2020. Este convênio é válido para empresas que precisam entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
Com isso, essas companhias têm a liberdade de pagar seus tributos com o uso do QR Code por meio do Pix, sendo necessário apenas que elas acessem o aplicativo de seus bancos, ativem o sistema e apontem o celular para ler o código.
Perguntas frequentes sobre o Pix
O Pix é pago?
O Pix é pago?
O Pix substitui os outros meios de pagamentos?
O Pix substitui os outros meios de pagamentos?
Quantas chaves Pix cada pessoa pode ter?
Quantas chaves Pix cada pessoa pode ter?
Conteúdos que você precisa conhecer
Fique com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos que podem ser interessantes para você:
- Entenda a diferença entre o Pix e outras formas de pagamento;
- Santander apresenta o SX, solução financeira para o Pix;
- Pix: buscas pelo termo aumentaram em 426% nos últimos 12 meses.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário