Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

FGTS: posso utilizá-lo para comprar ou financiar veículo?

Por Nara LimaPublicado em

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é basicamente uma espécie de fundo de reserva em nome dos trabalhadores. Resumidamente, podemos dizer que quanto mais tempo trabalhado de carteira assinada o indivíduo tem, maior será o valor de direito.

Mas será que é possível utilizar essa quantia para comprar ou até mesmo financiar um veículo? Continue a leitura e confira!

Entenda o FGTS 

O FGTS funciona assim: todos os meses o empregador é obrigado a depositar 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Dessa forma, existe uma quantia que fica reservada para situações específicas, como demissão sem justa causa ou compra de imóvel

Quando esse é o assunto, muitas pessoas têm dúvidas a respeito da utilização dos recursos do Fundo de Garantia. Mesmo sendo de direito do trabalhador, como citamos anteriormente, o saque é restrito a algumas situações e não pode ser utilizado para qualquer finalidade.

Posso usar o FGTS para comprar um veículo?

Não é possível utilizar o saldo do FGTS para a compra ou financiar um carro, moto ou caminhão. A liberação do saque é restrita ao financiamento ou compra de imóveis e nenhum outro tipo. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Esse fato se dá pela legislação do programa não permitir o saque dos valores para esse tipo de serviço, sendo assim, essa opção não é permitida pelo governo.

Saque-aniversário do FGTS

Algumas financeiras informam que é possível utilizar o FGTS para compra e financiamento de um veículo. No entanto, essa é uma modalidade de empréstimo por meio do saque-aniversário, que nada mais é do que uma modalidade que permite o saque anual de uma parte do saldo do Fundo de Garantia.

O saque-aniversário é uma modalidade opcional, na qual o trabalhador adere ao saque anual do FGTS, mas perde direito ao saque em caso de demissão sem justa causa. Por isso, é preciso analisar muito bem a situação antes de tomar qualquer decisão. 

Caso o trabalhador opte por essa modalidade, ele pode antecipar até cinco anos de saque por meio de empréstimos que são liberados pelas financeiras. A partir deste crédito é que são anunciados a opção de utilizar o FGTS para a compra ou financiamento de um veículo, mas o que precisa ficar claro é que não existe possibilidade de simplesmente sacar os valores do Fundo de Garantia para isso.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo esclareça suas dúvidas e te ajude a entender um pouco mais sobre a utilização do FGTS. Confira também como saber se você tem direito ao saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer

3 investimentos para iniciantes com pouco dinheiro