Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

FGTS: qual o prazo para efetuar o saque rescisão após demissão?

Por Sabrina VansellaPublicado em

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é visto como um amparo financeiro aos colaboradores que foram surpreendidos com uma demissão sem justa causa. Em forma de acordo entre ambas partes, o trabalhador tem direito de efetuar o saque rescisão de valor integral da sua conta, mas deve estar atento ao prazo.

Se você foi surpreendido com uma demissão inesperada, mas ainda está em dúvida em relação ao prazo para efetuar o saque do FGTS, continue a leitura!

Qual o prazo para realizar o saque rescisão após demissão?

Mesmo que o FGTS tem o objetivo de auxiliar enquanto você busca uma nova forma de ter renda, alguns trabalhadores não apresentam essa urgência e podem ser surpreendidos com o prazo definido.

O prazo para efetuar o saque rescisão do FGTS é de 30 dias corridos a partir do momento em que o empregador concede a chave de resgate. É esperado que o empregador conceda o protocolo do FGTS com a chave para saque em até dez dias, após o acordo ter sido definido entre o colaborador.

Quem tem direito ao FGTS?

É válido ressaltar que apenas trabalhadores com carteira assinada em regime CLT, trabalhadores rurais, safreiros, empregados domésticos, temporários, avulsos e atletas profissionais após terem feito contribuições mensais de 8% sobre o salário bruto, têm direito a receber o FGTS. Além disso, devem se enquadrar nessas situações:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Doença grave;
  • Compra da residência própria;
  • Saque Aniversário.

É de responsabilidade do empregador realizar o recolhimento e o repasse da contribuição para o empregado. Normalmente, o saque deve acontecer através da sua conta na Caixa Econômica.

Para mais informações indicamos que você faça a leitura desse artigo:

Informamos?

Se esse artigo foi útil para você, não esqueça de curtir. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?