Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Fiador: entenda o que é e quais são suas obrigações

Por Thais SouzaPublicado em

Embora hoje haja muitas outras formas de concretizar um contrato, o fiador continua sendo uma das principais maneiras de garantir o pagamento. Geralmente, ele é uma pessoa que possui bens registrados no nome e que aceita quitar possíveis inadimplências do contratante, como aluguel de imóvel ou empréstimo, por exemplo.

O que é fiador?

Fiador é uma pessoa responsável por arcar com as possíveis despesas e dívidas não pagas por um inquilino em um contrato de aluguel, empréstimo, financiamento imobiliário ou automotivo.

Em alguns casos de aluguel de imóveis ou contratação de empréstimos, é possível que o contrato exija um ou dois fiadores. Ou seja, a função do fiador é promover mais segurança em um contrato.

Quem pode ser fiador?

Para ser fiador de imóveis é necessário ter mais de 18 anos e pelo menos um imóvel quitado no nome, além de comprovação de renda mensal superior a 3 vezes o valor do aluguel e encargos. É válido dizer que algumas imobiliários podem exigir que o fiador do aluguel more na mesma cidade que o inquilino.

Já para empréstimos e financiamentos o fiador deve possuir um bom histórico de pagamentos, além de não possuir nenhuma restrição em seu nome. Neste caso, a comprovação de renda também será obrigatória.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como é feita a cobrança do fiador?

A cobrança só acontece em casos que o contratante do empréstimo ou inquilino deixe de fazer os pagamentos mensais. Para fiador solidário a cobrança pode acontecer logo após o primeiro atraso, já para fiador subsidiário a cobrança ocorre após utilização de todos os bens do contratante até quitar a dívida.

Quais são os tipos de fiador?

Existem dois tipos de fiador, são eles:

Fiador solidário

Aquele que assume a responsabilidade pela dívida assim que ela é feita e pode ser acionado a qualquer momento.

Fiador subsidiário

Assume a responsabilidade da dívida somente após a utilização do bem e só pode ser acionado caso o contratante não consiga quitar sua inadimplência.

Sou fiador, meu patrimônio pode ser usado para quitar as dívidas?

Sim, pode! Em caso de inadimplência do contratante, o fiador será cobrado na justiça e deve estar ciente que, em últimos casos, seu patrimônio pode ser usado para quitar a dívida.

Vale a pena ser fiador?

Ser fiador é uma grande responsabilidade, já que, além de riscos judiciais e financeiros, em casos de inadimplência do contratante quem arca com a dívida é o fiador.  Por isso, só aceite ser fiador de pessoas de confiança e antes, procure analisar o cenário financeiro da pessoa. Dessa forma, você não coloca seu nome em risco.

Fiança de imóveis

Caso você não queira procurar ou ser um fiador, saiba que existem outras maneiras de dar uma garantia. Hoje as imobiliárias fornecem o seguro fiança, no qual o inquilino paga uma taxa a mais no valor do contrato que garante que o proprietário seja indenizado em caso de inadimplência.

Há também o cheque caução, valor cobrado no inicio do contrato, geralmente referente ao valor de dois ou três meses de aluguel adiantado, que em caso de não pagamento, o valor é descontado.

As pessoas também perguntam

Qual a responsabilidade do fiador?

O fiador é responsável por proporcionar segurança ao locador, visto que ele garante o pagamento da dívida contraída.

O que acontece com o fiador se não pagar a dívida?

Se o fiador não tiver como pagar a dívida, seu patrimônio pode ser penhorado.

Qual o limite de idade para ser fiador?

Não há um limite para ser fiador. No entanto, é necessário ter mais de 18 anos e quanto mais avançada a idade, menor a possibilidade do contrato ser fechado.

Descomplicamos?

Se você gostou deste artigo também pode gostar: Vantagens e desvantagens de investir em imóveis.

Consulte agora mesmo seu score de crédito e cuide da sua vida financeira com mais assertividade:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Você já foi fiador? Conte para nós sobre sua experiência. 🙂

Até logo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Adesivo para Cartão de Crédito: Veja Como Funciona

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial