Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Financiamento estudantil: o que é e como conseguir

Por Thais SouzaPublicado em

Fazer uma graduação é o sonho de muitos brasileiros, porém sabemos as dificuldades que envolvem essa decisão. Mensalidades caras, livros e transporte são só alguns dos gastos que o estudante tem em uma faculdade particular. Pensando em trazer mais acessibilidade algumas instituições possibilitam o financiamento estudantil. 

O que é financiamento estudantil?

Infelizmente a educação é algo muito caro no nosso país, e por consequência disso, muitas pessoas não conseguem ingressar em uma faculdade por falta de condições financeiras. O financiamento estudantil é uma alternativa para essas pessoas.

Financiamento estudantil é um programa que possibilita que os estudantes de baixa renda parcelem as mensalidades do curso com pagamento facilitado. Funciona como um empréstimo, ele assume uma dívida e paga depois de um tempo estipulado.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Existem muitos modelos de financiamento estudantil, mas o principal deles é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa criado pelo Ministério da Educação. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre os principais programas e assim, você poderá escolher o melhor para seu perfil. 

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)

O Fies é o principal programa de financiamento estudantil. Para ter acesso o estudante deve ter feito o Enem ( (Exame Nacional do Ensino Médio) e atingido a nota mínima pontos, além de não ter tido a redação zerada.

A Caixa Econômica Federal faz esse tipo de financiamento, e o melhor, o estudante paga apenas quando concluir a graduação. Além disso , se você possui renda familiar de até 1,5 salários mínimos, poderá ter direito a juros zero. 

Financiamento estudantil Pravaler

O Pravaler é uma empresa de crédito estudantil e atua em mais de 300 instituições conveniadas em todo o Brasil.

Vantagens: 

  • Não exige conta em banco; 
  • O cadastro 100% online;
  • Não é obrigatório ter feito o Enem;
  • Não tem limite de vagas;
  • As parcelas não acumulam;

Além disso, o aluno paga as mensalidades referente a um semestre no período de um ano.

Caso o estudante não tenha renda ou não consiga comprovar, o Pravaler possibilita a apresentação de um fiador que tenha renda duas vezes maior que o valor da mensalidade do curso.

Financiamento estudantil Biva

A Biva não é um banco, e por isso, oferece taxas menores que as do mercado. Na Biva você consegue fazer um financiamento e só paga 40% do valor da sua mensalidade, com uma taxa de juros de 2% ao mês e tem seu semestre dissolvido em 9 meses.

Além disso, oferece a opção de cadastro online e sem burocracia. Após terminar o curso o estudante ainda recebe uma ajuda da empresa para entrar no mercado de trabalho, recebendo indicação em empresas com uma boa reputação. 

Financiamento estudantil Bradesco 

O financiamento estudantil do Bradesco oferece crédito para pagamento do semestre em até 12 meses e o valor é descontado na conta corrente do estudante.

Como funciona?

Sempre que iniciar um semestre, você pode fazer um novo financiamento, veja um exemplo:

Se você contratar o seu crédito em janeiro para pagar o primeiro semestre deverá pagar a primeira parcela do empréstimo em fevereiro e quitar a última em janeiro do ano seguinte.

Se você está estudando opções de se ingressar em uma instituição de ensino, esses artigos também podem te ajudar: 

Se restou alguma dúvida fale conosco que descomplicaremos para você! 🙂

Até a próxima. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto

Está apertado? Confira como fazer um empréstimo seguro!

Reserva de emergência: o que é e como montar?

Banco Inter: conheça a conta digital kids