Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça as opções de financiamento estudantil privado

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Contar com um financiamento estudantil privado é uma alternativa para quem procura outra opção além do Fies. Visto que graças às mudanças de regras, deixaram o ingresso ao programa mais difícil.

Conheça as opções de financiamento estudantil privado

Por conta da incerteza sobre o futuro do Fies, é importante contar com outras opções para conseguir alcançar os nossos objetivos. Nenhuma das opções oferecem uma taxa tão atraente como a do Fies, por isso, é bom tomar cuidado para escolher a melhor opção para o seu sonho e bolso.

Financiamento estudantil privado

O financiamento estudantil privado é praticamente uma linha de crédito ofertada por financeiras e bancos. No Brasil, existem diversas instituições privadas que oferecem esse tipo de produto.

Por se tratar de um empréstimo, é importante a gente lembrar que as taxas podem variar de um banco para o outro. Geralmente, esse valor não vai além de 50% do valor total do curso.

Para contratar um financiamento estudantil privado é necessário que a faculdade que você quer  cursar tenha uma parceria com a mesma instituição de crédito.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Tem muita diferença pro Fies?

É importante levar em conta que há grande diferença entre estas opções e o Fies. Nenhuma das instituições privadas oferecem uma taxa de juros tão baixa quanto a do Fies. Para entender melhor, enquanto o Fies cobra juros de 3,4, as taxas cobradas pelos bancos podem variar em torno de 28%

Outro ponto que você deve levar em consideração é a forma de pagamento de cada opção. Enquanto o Fies possibilita que o estudante comece a pagar o empréstimo só depois de finalizar o curso, as instituições privadas cobram uma parte do valor do empréstimo durante o curso.

Além da necessidade de encontrar uma universidade que possui parceria com a instituição financeira, é importante levar em conta a abrangência do financiamento. Com o investimento privado você pode pagar um semestre, enquanto o Fies pode financiar o curso inteiro.

Como contratar

Antes de contratar o seu financiamento estudantil privado, vale a pena checar algumas simulações online. No entanto, quando falamos dos bancos, pode ser que seja necessário ser correntista para contratar o crédito.

Como se trata de um empréstimo, você pode fazer alguns procedimentos online, contudo, será necessário encontrar um fiador e emitir alguns comprovantes de renda e domicílio. Na maioria dos casos, os bancos exigem que tanto o estudante quanto o fiador não tenham restrições no nome.

Dicas para contratar o seu financiamento estudantil privado

Não se esqueça de analisar a situação junto com o seu orçamento. Caso você não tenha como arcar com a dívida, sugerimos que você busque por programa como o ProUni ou Sisu.

Não deixe de pesquisar todas as instituições e opções disponíveis no mercado. Explorar as alternativas é o melhor jeito de não errar na sua escolha.

Mesmo que você ainda não tenha iniciado o seu curso, saiba que coloca sua vida financeira em ordem é algo importante. Contar com os Cartões de Crédito para Universitários é sempre uma boa alternativa. Com ele você tem condições diferenciadas, como tarifa baixa, juros menores e dispõe de vantagens exclusivas.

Planejar-se também é algo essencial para fugir de uma grande bola de neve. Por isso, lembre-se de fazer um bom plano financeiro para alcançar os seus objetivos e realizar o seu sonho.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimo no cartão de crédito: conheça e tire suas dúvidas

Limite na Hora: saiba como conseguir empréstimo com o cartão de crédito

Conheça o empréstimo com garantia de veículo do Banco BV

Empréstimo pelo WhatsApp: confira a novidade do Banco do Brasil

Empréstimo Bom Pra Crédito: faça a sua solicitação online

Conheça os mitos e verdades sobre o empréstimo

Veja o que fazer se você receber empréstimo consignado sem ter solicitado

Conheça 5 opções de financiamento estudantil em 2022