Foi demitido e tem um empréstimo consignado? Saiba o que fazer
O empréstimo consignado é uma modalidade que permite um maior prazo de pagamento. Dessa forma, tanto as taxas de juros e condições para quitar essa dívida ficam mais atraentes para o consumidor. Mas o que acontece quando você adquire esse tipo de crédito e é demitido do emprego? Vamos responder essa pergunta, logo abaixo.

O que você procura?
O que você deve fazer se foi demitido?
Em caso de demissão, nossa dica mais importante é que você procure entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo empréstimo consignado para tentar renegociar novas condições.
Isso vale porque, mesmo que tenha perdido o emprego, as parcelas do consignado podem ser cobradas diretamente na sua conta ou por meio de boletos bancários.
Mas, antes de fazer essa proposta de renegociação com o banco, você deve avaliar alguns pontos da sua dívida:
- As parcelas estão em dia ou algumas estão atrasadas?;
- Quanto tempo falta ainda para pagar tudo?;
- Se eu fosse quitar todo o valor do crédito consignado, quanto eu pagaria?.
Com isso em mente, você já consegue trazer outros argumentos em sua conversa com o banco. É importante deixar claro também que você pretende pagar a dívida, mas que precisa ter acesso a condições mais justas para conseguir equilibrar as finanças pessoais.
Busque por soluções criativas
Além disso, você também pode pensar em outras soluções práticas para conseguir quitar a dívida e não entrar na lista de inadimplentes, por exemplo:
- Se você não foi demitido por justa causa, pode usar o valor da sua rescisão para quitar algumas parcelas;
- Outra opção é buscar por fontes de renda extra. Pense em algo que você possua habilidade e venda algum tipo de produto ou serviço.
Como se organizar para pagar o empréstimo consignado?
Esta situação exige um bom planejamento financeiro, assim você consegue se organizar melhor. Por isso, priorize pagar as dívidas que têm juros mais altos, já que elas são as que mais comprometem o seu orçamento.
No entanto, não deixe de levar em consideração as despesas básicas da sua casa, como água, luz, internet, aluguel, dentre outras. Você deve evitar o atraso no pagamento dessas contas porque elas também podem prejudicá-lo.
Você pode gostar de ler
Aproveite esse momento e explore outros conteúdos da Foregon:
- Dívidas no cartão de crédito Caixa? Veja como negociar online;
- Como organizar sua rotina na quarentena?;
- É possível arrumar um emprego durante a pandemia?.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você e lembre-se de seguir nossas dicas para conseguir quitar o empréstimo consignado, mesmo que tenha sido demitido. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário