Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Forma de pagamento: devo comprar parcelado ou à vista?

Por Nara LimaPublicado em

Em compras à vista você não precisa se preocupar com juros, mas se comprar a prazo e pagar corretamente, o seu score de crédito aumenta. Por esses e outros motivos, é normal se deparar com a questão: qual a melhor forma de pagamento?

No entanto, essa resposta é relativa, pois é preciso fazer uma análise que respeite as condições da cada pessoa antes de decidir entre pagamentos parcelados ou à vista. Continue a leitura do artigo e saiba mais!

Parcelado ou à vista: como decidir a forma de pagamento

Provavelmente, você já ouviu falar que fazer o pagamento das contas à vista é a melhor opção. Embora essa forma realmente seja a ideal para aqueles que não desejam acumular dívidas, o pagamento parcelado também oferece boas oportunidades de cashback ou acúmulo de pontos.

Por isso, é preciso ficar atento a algumas questões antes de decidir qual será a forma de pagamento escolhida para determinada compra, como:

Valor da compra

Produtos e serviços que possuem valores mais elevados levam mais tempo para serem adquiridos com pagamentos à vista. Por isso, bens duráveis podem ser colocados no cartão de crédito, com parcelas de acordo com o seu orçamento e não apresentem altas taxas de juros.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Mas no caso de compras mais baratas, a forma de pagamento à vista pode ser mais vantajosa. Nesse caso, as taxas de juros não condizem com um valor justo. Uma boa dica para evitar gastos é pagar à vista gastos imediatos, como alimentação e transporte.

Descontos

Se você tem como pagar à vista, é importante perguntar para o lojista se existe algum desconto. Geralmente, para pagamentos à vista o desconto é de 5% a 10% e no a prazo você tem que pagar com juros.

No entanto, alguns estabelecimentos não oferecem descontos e o valor fica igual para as duas modalidades. Nessa situação, o parcelamento consegue ser mais vantajoso, já que você pode investir o valor restante do pagamento e obter alguns rendimentos com ele.

Juros

Para qualquer tipo de pagamento parcelado é preciso estar atento às taxas de juros, pois elas são responsáveis por duplicar e até mesmo triplicar o valor de um produto. Ou seja, se o parcelamento tem juros e se for possível, opte pela forma de pagamento à vista.

Alguns estabelecimentos só apresentam o valor das parcelas, com isso, você acredita que está fazendo um bom negócio. Mas ao fazer o cálculo do valor total da compra é possível enxergar a diferença.

Questões para avaliar antes de realizar uma compra

O consumismo é um grande impulsionador na hora de gastar o próprio dinheiro. Por esse motivo, avaliar se será possível lidar com o pagamento da aquisição é essencial. Faça algumas perguntas antes de comprar:

  • Consigo lidar com o valor da parcela mensalmente?
  • Se eu pagar à vista, vou comprometer a minha reserva de emergência?
  • Quanto o meu orçamento mensal será comprometido?
  • Quando vou estar livre dessa dívida afetando minha renda?

Esses questionamentos conseguem fazer com que você reflita, evite contrair uma dívida que não possa pagar e promova uma organização financeira. Por fim, vamos te apresentar as vantagens de cada forma de pagamento:

Vantagens de pagar parcelado

  • Possibilidade de investir: se o lojista não oferecer desconto à vista, ao comprar parcelado você pode utilizar o dinheiro que iria pagar o produto e investir o restante das parcelas em liquidez diária;
  • Pontos e cashback no cartão de crédito: caso você tenha um cartão de crédito com programa de pontos ou cashback é possível economizar nas compras;
  • Adquirir antes de ter todo o dinheiro: essa é a principal vantagem de comprar parcelado, afinal, o parcelamento permite que você compre um produto de valor alto sem ter o valor total.

Vantagens de pagar à vista

  • Mais controle financeiro: ao fazer pagamentos à vista, você tem um controle maior das finanças e diminui as chances de se endividar;
  • Sem comprometimento de renda: gastando apenas o dinheiro disponível no presente, não há comprometimento de renda futura;
  • Descontos: pagamentos à vista podem garantir descontos nas suas compras.

Informamos?

Gostou de entender os benefícios de cada forma de pagamento? Se sim, não esqueça de curtir. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022

Conta bancária: conheça os principais tipos

Transferência bancária: como funciona a operação?