Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Formas inteligentes de utilizar o seu 13º salário

Por Banco PANPublicado em

Cerca de 80 milhões de brasileiros aguardam com ansiedade pela chegada do 13º salário. O valor médio é de R$ 2.458. Trata-se de um benefício que vai ajudar a colocar em dia as contas de muitas famílias.

Neste post, listamos algumas formas inteligentes de utilizar o 13º salário para não entrar em 2021 no vermelho.

#1 Reserva de emergência

Imprevistos acontecem e, boa parte das vezes, eles prejudicam o orçamento — especialmente, quem costuma fechar o mês com pouco dinheiro na conta. Daí, uma forma inteligente de utilizar o seu 13º salário é a construção de uma boa reserva de emergência. Uma quantia que pode ser usada para:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Conserto do carro;
  • Compra de remédios ou tratamentos médicos;
  • Despesas com reformas emergenciais.

Inclusive, você não precisa se limitar ao 13º para fazer a sua reserva. Mês a mês, você pode depositar uma quantia, por menor que seja, para ficar cada vez mais resistente contra essas situações inesperadas.

#2 Pagar o cartão de crédito

Se durante o ano você anda passando aperto para pagar a fatura do cartão de crédito e, por vezes, paga um valor menor do que a fatura total, aproveite o 13º para resolver esse problema.

O cartão de crédito é um ótimo aliado, mas apenas quando você sabe usá-lo. Se começar a entrar no rotativo e a pagar juros, ele deixa de ser vantajoso. Então, se esse for o seu caso, use o 13º para resolver esse problema e começar 2021 com o cartão zerado. E, claro, garanta que o problema não se repita no ano novo.

#3 Cobrir o cheque especial

Se você estiver usando o cheque especial, aproveite para sair dele. Não vale a pena ficar pagando juros à toa. É claro que as festas de fim de ano são uma tentação, mas priorize a sua vida financeira para ter mais tranquilidade em 2021.  Use o 13º para cobrir esse negativo e comece o ano novo com a vida financeira em dia.

#4 Fazer investimento

Se o seu cartão de crédito e o seu cheque especial já estiverem em ordem, então pense em fazer render o dinheiro extra recebido no final do ano. Pense em fazer um bom investimento. Veja algumas opções de investimento a seguir.

CDB

O Comprovante de Depósito Bancário (CDB) é um título que os bancos emitem para receber os "empréstimos" dos investidores. Assim, os lucros do seu 13º salário são pagos pela própria instituição.

É possível escolher, aqui, títulos prefixados — aqueles em que você já sabe qual vai ser o valor pago de acordo com o tempo de investimento escolhido — ou pós-fixados, cujos rendimentos vão variar de acordo com o histórico de alguns índices, como a taxa CDI ou IPCA/IGPM.

Sobre esse investimento, incide a cobrança de Imposto de Renda a partir de uma tabela regressiva. Por isso, é importante se planejar para resgatar o dinheiro apenas quando o título chegar à data prefixada.

Letras de Câmbio

As Letras de Câmbio são títulos de renda fixa, o que permite uma projeção do valor final a ser resgatado. Além disso, você pode escolher entre três opções:

  • LC prefixada, com taxa de remuneração pré-definida;
  • LC pós-fixada, cujos rendimentos variam de acordo com a variação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou do IPCA/IGPM, entre outros;
  • LC híbrida, que combina porcentagens de remuneração com a prefixada e um indexador (IPCA/IGPM).

LCI e LCA

Por fim, temos as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e de Crédito do Agronegócio (LCA). Nesse caso, o seu investimento é remunerado a partir do uso desses recursos nos setores imobiliário ou do agronegócio.

Existem opções de rendimentos de maneira fixa ou pós-fixada, mas não ocorre incidência do Imposto de Renda nesse tipo de investimento.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa que emite títulos de renda fixa. Ou seja: você "empresta" dinheiro ao governo federal para quitar dívidas públicas do País e recebe um rendimento pelo valor investido.

Títulos do Tesouro Direto podem ser encontrados a partir de R$ 30 apenas e são comprados tanto por intermédio de bancos quanto por corretoras de valores com base em três opções:

  • Tesouro Selic, cujos rendimentos acompanham a taxa de juros nacional;
  • Tesouro Prefixado, uma opção com rendimento baseado em uma taxa de juros fixa. Ou seja: você sabe exatamente o quanto vai receber de rendimento ao longo dos meses ou anos em que deixar seu 13º salário investido;
  • Tesouro IPCA (sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que tem os rendimentos atrelados à variação do índice mais uma taxa de juros fixada.

Saiba que é preciso pagar Imposto de Renda de acordo com uma tabela regressiva proporcional ao tempo em que você mantiver o dinheiro investido. Assim:

  • Você paga 22,5% de IR deixando o 13º salário por até 180 dias;
  • Você paga 20% de IR deixando o 13º salário entre 181 e 360 dias;
  • Você paga 17,5% de IR deixando o 13º salário entre 361 e 720 dias;
  • Você paga 15% de IR deixando o 13º salário em período superior a 720 dias.
Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Banco PAN

O Banco PAN atua com foco em pessoas físicas, ofertando crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos usados e motos novas, além de conta corrente digital completa, cartões de crédito e venda de seguros

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é Certidão do FGTS?

Como escolher o banco digital ideal

Como conseguir cartões lucrativos sem anuidade

Saiba como regularizar o CPF no site da Receita Federal

3 dicas para ser aprovado no cartão Santander SX Visa Gold

Auxílio Emergencial: como equilibrar as contas sem o benefício?

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito

Negativado pode ter cartão de crédito?

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras