Franquia do seguro: entenda o que é e como funciona
No caso do seguro, o cliente escolhe um valor de cobertura, os eventos ou riscos que ela inclui e paga um determinado valor para ter direito ao pagamento caso algum desses riscos tornem-se realidade. Porém, no caso do seguro automotivo, o segurado deve pagar a chamada franquia do seguro, que pode ser um surpresa ruim para quem não sabe do que se trata.

O que é a franquia do seguro?
A franquia do seguro corresponde ao valor calculado em dinheiro que o segurado poderá se responsabilizar caso aconteça o sinistro informado no seguro, quando há indenização parcial.
Tal valor só é considerado em situações onde o contratante é responsável pelo dano como, por exemplo: quando ele bate o automóvel e a seguradora prova que a culpa foi dele.
Neste caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do carro e esse pagamento parcial é mais conhecido como franquia.
A franquia do seguro é determinada na apólice do seguro: tanto o valor estipulado quanto em quais casos ela é cobrada.
Além disso, é importante ressaltar que o pagamento da franquia não é feito à seguradora, mas sim ao estabelecimento que realizar o conserto do automóvel. Portanto, toda negociação deve ser feita diretamente com a empresa em questão.
Quando a franquia de seguro é cobrada?
A franquia geralmente é cobrada nos seguros automotivos e, normalmente, em três situações: perda total do veículo, perda parcial e danos de terceiros.
Porém, vale ressaltar que é importante se atentar às condições do seguro contratado, especificadas na apólice, principalmente em relação à existência ou não de uma franquia.
Tipos de franquia
Franquia normal
A franquia mais comum no mercado, a básica, é quando o segurado contribui financeiramente com os prejuízos que possuem cobertura do seguro. O valor a ser pago por ele deve estar especificado na apólice.
Franquia majorada
O seguro com franquia majorada geralmente possui prêmio mais baixo, pois o valor da franquia é mais caro.
Essa categoria normalmente é recomendada para quem não usa veículo com tanta frequência e que, portanto, possui riscos menores de sofrer um acidente.
Franquia reduzida
Ao contrário da opção acima, essa opção possui o valor da franquia mais baixo, mas o do prêmio do seguro mais alto.
Por causa disso, ela é indicada para os motoristas que possuem menos experiência no trânsito ou que se envolvem em acidentes com certa frequência.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário