Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Fraude online nos dias atuais

Por AutentifyPublicado em

Hoje, a internet é uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisar sobre produtos e serviços. Na maioria dos casos, as pessoas dão preferência a compra online por ser muito prático e rápido. Porém, nem sempre é possível fazer esses tipos de transações de forma segura, pois falsificações e roubos de dados são crimes cada vez mais comuns no mundo digital.

O que você procura?

Tipos de fraude mais comuns

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a segurança online. Os tipos de fraude online são muitos e novas formas de enganar os usuários surgem todos os dias. Por isso, falaremos sobre os tipos de fraude online mais comuns, como roubos de identidade e phishing.

A seguir iremos listar os principais tipos de golpes que você precisa estar atento.

Roubo de identidade é quando alguém rouba suas informações pessoais para se passar por você e obter benefícios financeiros. A identidade roubada pode incluir seu nome completo, data de nascimento, endereço, CPF, CNPJ, dados bancários, senhas e códigos PIN.

Phishing é um termo que vem de uma combinação de palavras em inglês e se traduz basicamente em "pesca". O nome é bastante sugestivo e trata-se de um esquema aplicado com o objetivo de "ligar" dados sensíveis como senhas e números de cartão de crédito.

Prevenção

Os riscos que as pessoas e empresas correm por meio da Internet podem ser tão grave quanto aqueles enfrentados no mundo real. Esses riscos são conhecidos como fraude online, e aumentam a cada dia.

A maioria dos tipos de fraude online ocorre quando o usuário clica em um link suspeito em um anúncio ou em uma mensagem  e o objetivo dessa estratégia geralmente é instalar malware no computador da vítima, roubar suas credenciais de acesso ou outros tipos de informações pessoais.

A fraude pode acontecer a qualquer pessoa, mas é mais provável que afete pessoas descuidadas que têm informações pessoais roubadas. Cada uma das dicas a seguir ajudará você a se proteger contra roubo de identidade e impedirá que criminosos obtenham suas informações confidenciais.

  • Use senhas fortes;
  • Limite as informações compartilhadas em redes sociais;
  • Monitore os extratos bancários;
  • Mantenha os cartões de pagamento seguros e proteja seus dados;
  • Tenha cuidado com phishing e outros golpes da internet;
  • Proteja documentos que contenham informações e dados pessoais.

Conclusão

Seja qual for o tipo de usuário, empresa ou consumidor, é importante saber como proceder diante da fraude online. Para as empresas de uma forma geral, ferramentas mais robustas e específicas de fraude, como um score de fraude, estão se tornando cada vez mais presentes no dia a dia dos negócios.

É preciso ter muita cautela com seus dados: não coloque sua informação pessoal e financeira nas mãos de desconhecidos!

Gostou do artigo? Caso queira conhecer mais sobre o assunto, acesse o canal Autentify aqui na Foregon!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Autentify

A Autentify é uma plataforma de soluções antifraude que utiliza a inteligência de email para gerar uma pontuação de identidade digital para clientes a fim de reduzir o risco nas transações online. Combinando 5 camadas de proteção (email, IP, dados de rede, geolocalização e device ID) dando uma visão profunda e abrangente para a tomada de decisão. Além disso, possui o AutentiFace, uma validação biométrica facial utilizando bases oficiais. O retorno é dado por índice de similaridade (percentual) para cada selfie validada, oferecendo assim a confiança de que seu negócio precisa.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Impacto dos Dólares no Brasil: Economia e Consequências

Aposentadoria: faça um planejamento financeiro e garanta um futuro seguro

Foregon Premium: Simplifique seu Histórico de Crédito

Foregon Premium: Benefícios e Exclusividade

Cadastro Positivo: passaporte para um score de sucesso

Pagamentos Parciais: atenção com as dívidas

Compromissos Financeiros: como eles afetam a sua vida financeira

Atrasos em Pagamentos: um desafio a superar no mundo das finanças