Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como receber o Fundo Previdenciário?

Por Thais SouzaPublicado em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por pagar a aposentadoria aos trabalhadores brasileiros que contribuíram mensalmente durante um determinado período de tempo. Veja neste artigo quem tem direito e como receber o benefício do INSS.

O que é Fundo Previdenciário

O fundo previdenciário é uma opção para quem deseja garantir seu futuro sem  depender do sistema público ou ter uma alternativa à aposentadoria pública do INSS.

Trata-se de um plano de previdência privada, onde o cidadão realiza aportes mensais para construir seu patrimônio em longo prazo e na data de vencimento recebe o que acumulou, seja de forma integral ou mensalmente.

De maneira geral, existem dois tipos de fundo previdenciário, são eles: Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL) e o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), sendo que a principal diferença entre eles é a tributação.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como receber o Fundo Previdenciário

Se você é aposentado ou pensionista e deseja receber o dinheiro da previdência social, basta comparecer aos canais de atendimento da CAIXA portando documento oficial de identificação com foto e o cartão magnético da Previdência Social e digitar a sua senha.

Quem tem direito ao Fundo Previdenciário

Todo trabalhador acima de 16 anos, que tem carteira assinada e, consequentemente, contribui com o INSS, tem direito a aposentadoria (previdência pública). Ela pode ser por idade ou tempo de contribuição.

O valor das parcelas do INSS é descontado mensalmente na folha de pagamento para trabalhadores com carteira assinada. Porém, se você é um contribuinte individual, será responsável pelos próprios recolhimentos e deve preencher a guia do INSS, veja o passo a passo de como preencher e evitar erros.

Conclusão

Como vimos até aqui, basicamente a Previdência Social utiliza das verbas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para garantir a aposentadoria e outros benefícios previdenciários dos contribuintes.

Para realizar o saque do benefício, basta ir até uma Agência Caixa levando em mãos RG e CPF e o cartão magnético. Simples e fácil

Perguntas Frequentes

O que é um fundo previdenciário?

O fundo previdenciário é basicamente uma opção de investimento a longo prazo, para que, no futuro, o contribuinte pode dispor de uma renda mais confortável de aposentadoria que complemente o INSS. Em outras palavras, o fundo previdenciário é uma alternativa à previdência pública.

O que é a contribuição da Previdência Social?

A contribuição da Previdência Social tem como objetivo assegurar aos seus beneficiários meios de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Para consultar o benefício do INSS pelo CPF, acesse o site meuinss.gov.br; clique em "Entrar com gov.br" e informe seu CPF e senha para fazer login. Por fim, aparecerá o nome do seu benefício juntamente com o número.

Qual a diferença entre fundo financeiro e fundo previdenciário?

As principais diferenças entre fundo financeiro e fundo previdenciário são os tributos. Isso porque as aplicações em planos de previdência não possuem o imposto come-cotas, além de ser possível optar por duas tabelas de tributação, a regressiva chega a uma alíquota de até 10%, já os fundo de investimento possuem come-cotas em sua maioria e se o fundo for de longo prazo a tabela regressiva chega até 15%.

Dica Foregon

Você sabia que pode complementar a sua aposentadoria investindo na Previdência Privada? Se você busca mais garantia e tranquilidade para seu futuro, veja como receber INSS e Previdência Privada ao mesmo tempo.

Até a próxima! 😉

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Adesivo para Cartão de Crédito: Veja Como Funciona

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial