Fundos de Investimentos Multimercados

Os fundos de investimentos multimercados possuem uma política onde os investimentos definem a mesclagem de aplicações de diversos mercados, como câmbio, renda fixa, ações e afins.

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), houve um crescimento de 400% em relação a captação líquida nos fundos de investimentos multimercados em 2017.

Esse modo de investir é versátil e diversificado graças aos diferentes níveis de risco. Através dele é possível atender as necessidades de vários perfis de investidores, já que há inúmeras formas de aplicar em diversas classes de ativos

Através do gestor de fundos, que irá planejar e executar tarefas, é possível criar estratégias para investir, priorizando ou não uma classe de ativo. Em relação ao valor investido, ele pode variar de acordo com o perfil, sendo o mínimo de R$1.000.

A alavancagem define os riscos e rentabilidade por meio da utilização de oportunidades e recursos para promover o retorno financeiro. Este conceito permite a movimentação de uma quantidade maior que a aplicada.

Vale lembrar que não são todos os Fundos Multimercados que utilizam esse recurso, por conta disso, investidores mais conservadores precisam avaliar essa opção na hora de decidir onde investir.

Fundos de investimentos Multimercados: Quais são os modelos?

As classificações podem variar de acordo com as estratégias e carteira de investimentos utilizadas pelo gestor. Conheça:

  • Alocação

Investimento em diferentes classes de ativo a longo prazo.

  • Estratégia

Permite alavancagem por meio de estratégias suportadas através do processo de investimento escolhido.

  • Investimento no Exterior

Quando é investido mais de 40% do capital em ativos do exterior.

Em questão aos riscos, é importante entender que os fundos mais conservadores que possuem riscos reduzidos, buscam investir à semelhança aos de renda fixa.

No entanto, quando se trata dos riscos moderados, ele pondera em relação aos investimentos mais seguros, contudo, não permitem alavancagem.

Já em relação aos mais agressivos, eles possuem um risco maior e utilizam a alavancagem como principal estratégias para aumentar os lucros.

É importante lembrarmos que os Fundos Multimercados podem variar por meio da liquidez. Os fundos que pagam o investidor alguns dias após o pedido de resgate e outros de prazo maior, disponibilizando os recursos somente em 30, 60 ou 180 dias depois.

Como investir?

Quando se trata de dinheiro, pesquisar é sempre fundamental. Analisar o desempenho do mundo durante 36 meses será uma boa tática para avaliar a rentabilidade. No entanto, lembre-se que a rentabilidade é imprevisível, por isso, os resultados podem não ser certeiros.

Existe algum desconto do Imposto de Renda?

Sim, e ele ocorre de maneira progressiva. Confira:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%

Fora isso, existe uma incidência do “come-cotas”, uma cobrança do imposto de renda que acontece todo semestre. Geralmente, esse processo acontece entre maio e novembro. Já em questão às taxas, é normal que haja cobrança de taxa de administração e performance.

Além deste tipo de investimento, existem outros formas de aplicação que rende mais que a poupança. Quer saber mais sobre elas? Clique aqui e descubra todos os detalhes.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 1,00)
Loading...