Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Gasolina ou álcool? Saiba qual é o mais vantajoso para seu bolso

Por Thais SouzaPublicado em

Com as diversas altas dos valores dos combustíveis nos postos de gasolina, quem possui veículos flex tem a opção de escolha entre gasolina ou álcool (etanol). Mas afinal, qual deles é mais vantajoso em relação ao preço? Entenda. 

Gasolina ou álcool: saiba qual tem o melhor custo benefício

De acordo com o engenheiro do Inmetro, Fábio Real, a autonomia do álcool (etanol) em relação à da gasolina em um carro flex vai de 69% a 72%, dependendo do motor. Porém, trata-se de uma média que pode se alterar, já que existem veículos que são mais eficientes com etanol e outros com gasolina.

A verdade é que como o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor, é importante considerar a diferença de preços quando for abastecer. Em média, carros leves circulando nas ruas de uma cidade consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância.

Não é novidade que o álcool sempre é vendido com um preço bem inferior ao da gasolina e por isso algumas pessoas acreditam que o etanol não é uma boa opção (por ser mais barato). Porém, ele só é mais barato porque consome mais que a gasolina.

Como funciona o cálculo?

Existe um cálculo bem simples que te ajuda a descobrir se o álcool é mais vantajoso que a gasolina no seu veículo. Para chegar ao resultado, basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Se o resultado for inferior a 0,7: o álcool é o melhor para abastecer o seu veículo;
  • Se for maior que 0,7: a gasolina é melhor para abastecer o seu veículo.

Por exemplo, se o litro do álcool custar R$ 4,15 e o da gasolina R$ 6, então o resultado será de 0,69. Neste caso, o mais vantajoso seria abastecer o seu veículo com álcool. 

Curiosidades sobre combustíveis

  • Se o motorista completar o tanque somente com etanol e não colocar gasolina no tanque de partida a frio, o veículo pode apresentar problemas para funcionar;
  • É mito dizer que o motor do carro se acostuma com um combustível quando o dono abastece com ele por muito tempo;
  • É mito dizer que se você abastece o carro constantemente com álcool, deve abastecer algumas vezes com gasolina porque o álcool não é tão bom quanto a gasolina;
  • A gasolina é combustível que precisa de uma potência menor do motor e, consequentemente, tem um tempo de combustão mais longo;
  • Atualmente, quem tem veículo abastecido a etanol não precisa mais esquentar o motor em dias frios, como era feito antigamente, graças à injeção eletrônica;
  • O etanol é um combustível renovável, produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar e outras fontes vegetais;
  • A potência e o torque do veículo ficam maiores quando o mesmo é abastecido com etanol.

E você? Qual prefere?

Como pudemos verificar, não existe uma resposta exata em relação a qual combustível é melhor, afinal, isso vai depender de alguns cálculos e cenários possíveis pra determinar o que seria mais vantajoso no seu caso.

Conta para a gente nos comentários qual combustível você prefere. Se gostou do artigo e quer ajudar outras pessoas a tomar a melhor decisão, compartilhe este post em suas redes sociais. Aproveite e confira também: 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos