Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Glossário do empreendedorismo: 45 termos que todo empreendedor deve conhecer

Por Camila SilveiraPublicado em

Acabou de entrar no universo do empreendedorismo e já se deparou com inúmeros termos que parecem não fazer sentido? Fique tranquilo, pois vamos descomplicá-los para você, afinal, esse é o nosso maior objetivo. Confira 45 termos que todo empreendedor deve saber e esclareça todas as suas dúvidas!

Dicionário financeiro: termos que todo empreendedor deve conhecer

1. Aceleradora

As aceleradoras são empresas que têm como objetivo apoiar e investir no desenvolvimento de startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir seu ponto de equilíbrio (break even), momento em que elas conseguem pagar suas próprias contas com as receitas do negócio.

2. Análise SWOT

A sigla em inglês significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e representa uma ferramenta de gestão que analisa os ambientes interno e externo das empresas, por meio da identificação de seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

3. Autogestão

Essa é uma forma de organização empresarial na qual os próprios colaboradores passam a ter um controle efetivo dos meios de produção e participação democrática dentro da empresa. Em outras palavras, os funcionários passam a ter mais autonomia.

4. Benchmarking

O benchmarking é uma estratégia na qual as empresas analisam os concorrentes para adotar novas práticas. Não se trata de uma imitação ou cópia, mas de um processo de pesquisa que permite ao empreendedor comparar seu negócio com o da concorrência.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

5. Brainstorm

O brainstorm, traduzido para o português, significa tempestade de ideias e representa uma prática que explora as ideias de um grupo de pessoas, a fim de obter as melhores soluções para um determinado problema.

6. Business to Business (B2B)

A sigla B2B significa Business to Business, portanto, na tradução literal do inglês para o português, seria algo parecido com Empresa para Empresa ou Negócio para Negócio.

Sabendo disso, o B2B se constitui como um modelo de negócios em que uma empresa vende para outras empresas. São diversos exemplos desse tipo de transação entre pessoas jurídicas, envolvendo a aquisição de produtos e serviços de muitas naturezas.

7. Business to Commerce (B2C)

De forma resumida, representa um modelo de negócio em que as empresas se relacionam diretamente com o consumidor final de seus produtos e/ou serviços.

Tal modalidade está presente no dia a dia de qualquer um de nós, por exemplo: quando você compra um livro de uma loja, tal operação se dá por meio do B2C.

8. Budget

O budget é um orçamento empresarial desenvolvido anualmente, levando em consideração fatores econômicos, de mercado, capacidade de produção, entre outros.

9. Canvas

O Canvas, que também é conhecido como Business Model Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite ao empreendedor criar modelos de negócios novos ou existentes.

10. Capital de giro

Recursos financeiros que a empresa tem para pagar as despesas operacionais do dia a dia ou qualquer outra necessidade da gestão do empreendimento ao longo do tempo.

11. Captação de recursos

Forma de obter investimentos por meio de empréstimos bancários, agências de fomento, fundos de investimentos ou investidores-anjos.

12. CEO

A sigla CEO significa Chief Executive Officer que, na tradução para o português, representa o Diretor Executivo de uma empresa. Esse profissional é responsável pela administração total da organização e é um dos mais importantes termos que todo empreendedor deve conhecer.

13. Compliance

Esse termo significa agir de acordo com uma ordem, em conjunto de regras ou um pedido. No ambiente empresarial, compliance está relacionado à conformidade ou até mesmo à integridade corporativa. Em outras palavras, significa estar alinhado às regras da empresa, que devem ser cumpridas atentamente.

14. Coworking

Escritório de trabalho compartilhado por diversas empresas com o propósito de aumentar a rede de contatos, trocar conhecimentos, fazer negócios e economizar com os custos do espaço físico.

15. CRM

Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia que busca identificar com antecedência as necessidades dos clientes para atendê-las da melhor forma possível.

16. Crowdfunding

Modalidade de investimento, no qual várias pessoas podem aplicar pequenas quantias de dinheiro em um determinado tipo de negócio, para dar início a uma ideia empreendedora.

17. Crowdsourcing

Forma de produzir e estruturar processos que utiliza a sabedoria e os aprendizados coletivos para a resolução de problemas ou desenvolvimento de uma solução.

18. Commodities

São produtos essenciais para a economia que, na maioria das vezes, servem como matéria-prima como, por exemplo, leite, petróleo, soja, cereais, entre outros. Eles possuem um preço regulado por fatores relacionados à oferta e demanda, e não pelo produtor.

19. Design Thinking

O Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos consumidores. Tem como principal propósito converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a própria empresa.

20. Ebitda

Termo que representa o que a empresa consegue gerar de receita, sem levar em conta o abatimento de impostos e os efeitos de qualquer natureza.

21. Empreendedorismo corporativo ou Intraempreendedorismo

O empreendedorismo corporativo, ou intraempreendedorismo, significa empreender dentro da organização na qual se trabalha. O profissional que exerce essa função no mercado enxerga nos problemas do dia a dia oportunidades de crescimento para a empresa, sendo capaz de inovar constantemente.

22. Empreendedorismo social

O empreendedor social é responsável por criar negócios com fins lucrativos, porém que propõem soluções inovadoras para problemas sociais ou ambientais, como lixo, educação e saúde. Esse profissional tem como principal objetivo mobilizar pessoas a trabalhar por uma causa para realizar verdadeiras transformações na sociedade.

23. Endomarketing

Estratégia de marketing voltada para as ações internas da empresa. Dessa forma, torna-se possível reduzir o índice de rotatividade de funcionários (turnover) e atrair profissionais qualificados para atuar na organização.

24. Escalabilidade

Significa a capacidade de replicar o produto e/ou serviço com facilidade e, como resultado, atender a um grande público ou abranger um grande mercado consumidor.

25. Forecast

Essa é uma avaliação realizada todos os meses pela empresa, para comparar tudo aquilo que foi levantado no Budget com a situação real do momento.

26. Growth Hacking

Novo conceito de marketing de conteúdo que valoriza o dinamismo, uso da criatividade e gestão tecnológica inovadora para desenvolver marcas, estratégias e melhorar a experiência dos usuários.

27. Headcount

Quantidade de pessoas que trabalham em uma mesma empresa ou numa determinada equipe.

28. Incubadora

Instituições que têm como objetivo preparar, fortalecer e dar suporte às micro e pequenas empresas que se encontram no estágio inicial.

Elas oferecem serviços de gestão empresarial, suporte técnico e formações complementares para os empreendedores, e isso é feito por meio de um espaço físico estruturado com salas de reunião, internet e acesso a equipamentos que são oferecidos a novas empresas.

29. Investidor-anjo

O investidor-anjo é um profissional experiente que possui capital disponível para investir em novos empreendimentos. Em troca desse capital, esse profissional espera por um percentual da empresa investida.

30. Joint Venture

Expressão em inglês que determina união com risco, ou seja, união entre empresas por tempo limitado a fim de compartilhar ações.

31. KPI

Sigla que significa Key Performance Indicator, ou Indicador de Chave de Desempenho, em português. Essa é uma métrica que mede o desempenho de todos os processos de uma empresa para colaborar com o cumprimento de todos os seus objetivos no futuro.

32. Market Share

Percentual de participação que uma empresa possui no seu ramo de atuação quando comparado com outras companhias.

33. Meetup

Encontro informal em que os empreendedores têm a chance de falar sobre suas ideias. Na maioria das vezes, as pessoas conversam em pé nesses encontros para facilitar a circulação e o networking.

34. MEI

Sigla usada para determinar um Microempreendedor Individual, que é o profissional que trabalha por conta própria e se legaliza como empresário.

35. Networking

Forma de ter ou estabelecer uma rede de contatos. Fazer networking é o mesmo que ampliar a qualidade de seus relacionamentos e transformá-los em benefício no âmbito profissional.

36. Pitch

Expressão em inglês que se refere a uma curta apresentação de vendas, despertando interesse no público-alvo com informações essenciais e diferenciadas.

37. PME

Sigla para Pequenas e Médias Empresas. Uma pequena empresa possui de 10 a 49 colaboradores, enquanto uma de médio porte tem entre 50 e 249 funcionários.

38. ROI

Sigla que significa em inglês Return of Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português. Essa métrica corresponde a um percentual da quantidade de dinheiro ganho em relação à quantidade de dinheiro investido.

39. Stakeholders

Todas as pessoas que são impactadas pelo negócio, ou seja, sócios, acionistas, funcionários, clientes, fornecedores ou segmentos da sociedade.

40. Startups

Grupos de pessoas que buscam um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

41. Status Quo

Essa expressão é originária do latim e se refere ao estado atual de algo, seja em qual momento for, podendo ser considerado um estado de equilíbrio.

42. Spin-off

Criação de uma nova empresa de produtos ou serviços inovadores, desenvolvidos a partir de um projeto em uma empresa-mãe. Geralmente, os empreendedores do novo empreendimento trabalharam antes do desenvolvimento desse projeto na empresa-mãe, que gerou o spin-off.

43. Turnover

Turnover, ou rotatividade de pessoal, é um indicativo que mede a qualidade ou o contentamento dos funcionários no ambiente de trabalho, ou seja, a taxa de desligamentos da empresa em relação ao total de empregados.

44. Validação

A validação é o fato de alguém validar a sua ideia e, como resultado, se tornar um cliente. Apesar de indicar algo bom, a validação é um exercício constante, que exige flexibilidade, agilidade e resiliência para recomeçar diversas vezes.

45. Venture Capital

Modalidade de investimento focada em empresas que possuem alto potencial de crescimento, porém que ainda são muito novas e contam com faturamento baixo. O propósito desse tipo de investimento é injetar capital na empresa para ajudá-la a crescer e influenciar diretamente no desenvolvimento e na gestão do negócio.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?