Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Golpe da falsa notificação: saiba como se proteger

Por Sabrina VansellaPublicado em

Quem nunca foi surpreendido com uma notificação tendenciosa, não é? Seja por SMS, e-mail ou até mesmo por WhatsApp, os golpistas estão cada vez mais tentando extrair informações pessoais e financeiras de suas vítimas. Atualmente, o golpe da falsa notificação está presente nos meios citados e, geralmente, informa a vítima de que uma atividade suspeita está acontecendo em sua conta.

Diversos sites confiáveis informam os usuários por e-mail ou SMS quando alguém está tentando acessar sua conta. Da mesma forma, os golpistas estão se passando por essas fontes e enviam uma falsa mensagem para a potencial vítima, solicitando que ela redefina sua senha clicando em um link.

Após atrair a vítima para o link malicioso, os golpistas lançam uma espécie de vírus e conseguem extrair diversas informações pessoais sobre você através do seu smartphone ou computador.

Como se proteger do golpe da falsa notificação?

Não basta entender como o golpe da falsa notificação funciona, pois em determinados momentos você pode se esquecer e da mesma forma cair no golpe. Por isso, é preciso saber como se proteger. Confira algumas dicas:

  • Nunca clique em links automáticos de notificação de segurança, sejam eles confiáveis ou não (na dúvida, é melhor não arriscar);
  • Ao receber uma notificação, veja quem enviou o e-mail ou mensagem e fique atento a como ele está escrito, alguns detalhes podem passar despercebidos;
  • Ignore ou exclua uma notificação mal escrita;
  • Busque os canais oficiais do site para ter certeza se determinada informação é verdadeira.

Phishing

O phishing é uma técnica de roubo de identidade que se tornou conhecida entre os usuários de computadores e celulares. Nela, os fraudadores buscam formas ilícitas de adquirir dados pessoais, financeiros e bancários de outra pessoa.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Esse termo foi criado na década de 90, mas continua popular na atualidade, ainda mais em meio a tantos golpes e vazamentos de dados. No phishing, os criminosos buscam atrair suas vítimas por mensagens ou cliques em botões danificados. Por isso, basta um clique no link para que criminoso tenha acesso a diversas informações pessoais.

Quer ficar protegido?

A Foregon é um site confiável e seguro. Recentemente, lançamos a função do CPF Protegido, indicado para você que deseja saber quem está consultando seus dados. Dessa forma, você ganha conhecimento e fica protegido de possíveis fraudes. Para realizar a consulta basta clicar em "Proteger CPF grátis":

Mantenha o seu CPF protegido e evite fraudes

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Proteger CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se restou alguma dúvida, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos