Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Golpe da restituição do Imposto de Renda 2022: veja como se proteger

Por Thais SouzaPublicado em

Com o início da entrega das declarações do Imposto de Renda 2022, os golpes envolvendo o procedimento já começaram a surgir. Nos últimos dias, a Receita Federal divulgou um alerta sobre mais uma tentativa de golpe envolvendo a restituição do IRPF. Entenda e saiba como se proteger. 

Golpe da restituição do Imposto de Renda 2022: como funciona?

Na nova fraude que está circulando, os golpistas enviam e-mails para os contribuintes se passando pela Receita Federal. 

"As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov.br ou por certificado digital", informou o Ministério da Economia, em nota.

O e-mail enviado pelos golpistas chega com o assunto "Saque imediato" da rescisão do Imposto de Renda para Pessoas Físicas. Além de utilizarem o nome da Receita Federal, os golpistas ainda usam termos técnicos como "PER/DCOMP" para dar veracidade ao conteúdo.

No fim do e-mail é disponibilizado um link malicioso para download de uma chave de acesso, que liberaria o saque da suposta restituição do IR. Golpes do tipo são bastante comuns. 

O que fazer para se proteger

A principal atitude a se tomar ao receber um e-mail como esse é não clicar no link, que pode deixá-lo vulnerável a vírus e invasões nas suas contas. Se possível, bloqueie e denuncie o endereço de e-mail. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Restituição do Imposto de Renda: calendário 

O calendário de pagamento da restituição do IR já foi divulgado. Para que você ainda mais por dentro do assunto, confira quando, de fato, os lotes serão liberados: 

Lote Data da liberação da restituição
31 de maio
30 de junho
29 de julho
31 de agosto
30 de setembro 

Informamos?

Se esse artigo foi útil para você, não esqueça de curtir. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Aproveite e confira também:

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões

Nova margem consignável para empréstimos em 2022 será de até 40% do benefício

Conheça as 8 mulheres mais ricas do Brasil em 2022

4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros

Saque extraordinário do FGTS: nascidos em fevereiro poderão sacar R$ 1 mil a partir do dia 30