Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Por Sabrina VansellaPublicado em

A cada 16 segundos são registradas novas tentativas de fraudes, e um deles é o do CPF falso. Por ser um dado sensível e que faz parte da vida dos brasileiros, muitos golpistas utilizam o CPF de vítimas e costumam criar novas contas bancárias e cartões de crédito. Continue a leitura saiba como se proteger dos golpes de CPF falso!

Principais tipos de golpes do CPF falso 

Nada melhor do que estar um passo a frente de um golpista, não é mesmo? Dessa forma você poderá evitar ser o próximo alvo desses criminosos. Conheça cinco tipos de golpes do CPF falso e como se proteger deles!

Perda de documentos, roubo ou furto

Se você perdeu seus documentos recentemente, foi roubado ou furtado, é necessário ficar atento, pois os seus dados podem estar vulneráveis. 

Caso aconteça alguma dessas eventualidades, vá até a delegacia mais próxima, realize um boletim de ocorrência e fique atento a qualquer movimentação estranha com o seu CPF.

Cadastro em sites suspeitos

Não coloque seus dados em qualquer site. Sempre que você for realizar um cadastro, tenha certeza de que o site e a empresa são confiáveis. Verifique a URL do site conta com um cadeado ao lado e procure o site do Reclame Aqui para verificar a reputação da empresa. 

Atenção: quando for se inscrever em vagas de trabalho no LinkedIn ou em outras plataformas, tome cuidado com os dados fornecidos.

Notificações de prêmios e sorteios

Alguns golpistas enviam links de prêmios e sorteios por e-mail ou SMS. Antes de clicar em qualquer link, ative seu antivírus e tenha certeza de que a empresa que te enviou a oferta é confiável.

Normalmente, ao clicar nesses tipos de links, você será encaminhado para uma ficha de cadastro que solicita dados, como: CPF, data de nascimento, nome completo etc. Por isso, fique atento!

Compras suspeitas

Acompanhe seu extrato bancário com frequência, caso você desconfie de alguma compra suspeita, entre em contato com a instituição financeira o mais rápido possível. 

Golpistas que possuem dados em mãos podem utilizar o seu CPF e criar uma identidade falsa na hora de fazer compras em lojas online.

Solicitação de empréstimos

Com o CPF em mãos, os golpistas podem solicitar empréstimos em nome de outras pessoas. Portanto, se surgir alguma mensagem, e-mail ou notificação de crédito, fique atento. Denuncie a prática para a sua instituição financeira se perceber qualquer prática suspeita. 

Dica Foregon

Quer minimizar suas chances de cair em um golpe? Faça a consulta de CPF protegido na Foregon gratuitamente:

Proteja seu CPF grátis e receba alertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Proteger CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

A Foregon envia avisos via e-mail ou SMS caso alguma pessoa ou empresa tenha consultado o seu CPF recentemente. Dessa maneira, você consegue se proteger e ficar alerta em casos de fraudes ou golpes.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer