Golpe do delivery: cuidado antes de pagar pela maquininha!
Seja pela praticidade, rapidez ou até mesmo facilidade de não ter que carregar dinheiro vivo por aí, pagamentos com cartão na maquininha vem se tornando algo cada vez mais comum. No entanto, alguns estabelecimentos estão tirando proveito dessa situação para aplicar o golpe do delivery.

Para que você não saia no prejuízo, todo cuidado é pouco. Portanto, neste artigo vamos explicar como funciona esse golpe e quais cuidados devem ser tomados. Vamos lá?
Golpe do delivery: como funciona?
Recentemente, o Procon de São Paulo emitiu uma alerta a golpes praticados por entregadores de aplicativos de delivery, como o Ifood, por exemplo.
Segundo o órgão, o golpe funciona da seguinte maneira: o usuário faz um pedido pelo App e quando escolhe a opção "Pagar na entrega", o entregador leva uma maquininha com a tela quebrada ou arranhões que impedem a visualização do valor inserido.
Mesmo sem conseguir visualizar o valor, muitas pessoas acabam digitando a senha do cartão e efetuando a compra.
Então, o cliente só percebe que caiu em um golpe quando recebe um aviso da compra ou vê a fatura. Agora, imagina receber um SMS do seu banco confirmando um valor de R$ 5 mil em uma compra que deveria ser de R$ 60, por exemplo. Pois é, isso é o que vem acontecendo com centenas de brasileiros.
Ainda segundo o Procon, as maquininhas danificadas pertencem aos golpistas e não aos estabelecimentos nos quais os clientes pedem as refeições.
Precauções para você não cair no golpe do delivery
O primeiro passo para evitar esse tipo de golpe é nunca inserir a senha em uma maquininha que apresente algum defeito, principalmente se você não conseguir visualizar o valor da compra.
Além disso, a maioria dos aplicativos, como Ifood, Uber Eats e Rappi, permitem que o usuário faça o pagamento online antecipadamente, o que pode eliminar a possibilidade de cair em golpes.
Dica Foregon
Além do golpe do delivery, exitem outros tipos de fraudes que você pode enfrentar com o cartão de crédito. Confira e veja como se proteger:
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário