Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Golpe do Delivery: saiba como evitar e se proteger

Por Sabrina VansellaPublicado em

Apesar de já ter sido um assunto abordado na mídia, talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre o golpe do delivery. Desde julho do ano passado, o Procon do estado de São Paulo emitiu um alerta para o golpe que se popularizou durante a pandemia da Covid-19, período em que as entregas aumentaram.

A abordagem acontece de forma sutil, o que, na maioria das vezes, dificulta que a pessoa entenda que foi vítima de um golpe. 

Neste artigo vamos te mostrar como funciona o golpe do delivery e como evitá-lo. Continue a leitura.

Como funciona o golpe do delivery?

Selecionamos os três principais tipos de abordagens do golpe que geralmente acontecem no momento do delivery, mas, claro, podem existir variações entre eles. 

Compra paga por cartão na entrega

O golpe mais comum envolve o entregador de aplicativos e a maquininha de cartão com visor danificado. Acontece que na hora do pagamento o cliente não consegue visualizar o valor e acaba aprovando uma compra mais alta do que deveria ser pago, no fim, o dinheiro vai para uma conta que não é do restaurante, o que dificulta seu estorno.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Compra paga pelo aplicativo

O golpe também pode acontecer quando o pedido é feito e pago diretamente no aplicativo, o que dispensaria a cobrança na hora da entrega.

Nesse caso, quando o entregador chega com o pedido, o golpista fala que houve um mal entendido ou ocorreu algum problema no qual o pagamento não foi processado e afirma que o pedido terá que ser pago na hora. Novamente com o visor danificado, o entregador coloca um valor muito superior e o dinheiro vai para destinos indevidos.

Ligação do "estabelecimento"

Nesta variação do golpe, o estabelecimento onde o pedido foi feito entra em contato com a vítima e solicita dados do cartão de crédito para efetuar a cobrança de uma taxa de entrega ou afirma que o valor não estava atualizado no App, por exemplo. Da mesma maneira que acontece nos outros formatos do golpe, neste também é cobrado um valor abusivo e não autorizado pela vítima.

Também pode acontecer um aviso do suposto estabelecimento, afirmando que houve um "mal entendido" e a cobrança terá que ser feita para o entregador antes mesmo dele chegar. 

De todas as formas, a vítima geralmente só percebe o golpe depois que a transação foi feita e o golpe está consumado.

Como posso evitar o golpe do delivery?

Confira o valor cobrado na maquininha antes de pagar

Caso o visor da maquininha esteja apagado ou danificado, se recuse a pagar, mesmo que o entregador ameace levar seu pedido embora. É muito importante que você veja se o valor está correto antes de efetuar o pagamento, essa simples ação pode te poupar de grandes dores de cabeça. 

Observe se sua senha foi digitada na tela certa

No momento de efetuar o pagamento, fique atento em qual tela está colocando a senha. Em alguns casos, os golpistas fingem que você está digitando a senha, quando na verdade está colocando os valores.

Fique atento, pois a tela de senha apenas mostra asteriscos, nunca os números.

Não compartilhe seus dados do cartão por telefone ou App

Dados pessoais, principalmente os números do seu cartão, nunca devem ser passados para terceiros tanto por mensagem quanto por ligação. Confie apenas nos aplicativos baixados na loja oficial do seu celular para colocar o número do seu cartão de crédito.

Desconfie das histórias 

Não conclua uma compra caso esteja desconfiado, pode parecer óbvio, mas quase todos os golpes tem como característica comum: uma história mal contada. Ao te deixar confuso, o golpista tenta te convencer com alguma explicação, por isso, esteja preparado para dizer "não".

Informamos?

Esperamos ter te ajudado a não ser mais uma vítima do golpe do delivery. Não esqueça de curtir. Caso tenha alguma dúvida, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos