Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Golpe do Pix Agendado é falso; entenda

Por Sabrina VansellaPublicado em

Um novo golpe está causando alerta para aqueles que utilizam o Pix. Golpistas estariam usando a função de agendamento para o roubo de dinheiro das vítimas. Entenda porque o golpe do agendamento do Pix não passa de um boato.

Como funcionaria o suposto golpe do Pix Agendado?

O alerta, que está preocupando muitos grupos do WhatsApp, acontece quando chega uma notificação de uma transação desconhecida. Onde o golpista entra em contato e diz que uma quantia em dinheiro foi agendada para a vítima receber, mas que tudo isso não passa de um engano. Logo, é solicitado, com justificativas bem apelativas, que a vítima envie o dinheiro de volta.

A fraude pode trazer consequências caso a vítima faça a transação "de volta" sem ao menos ter recebido o valor. Com o Pix Agendado, o pagador pode cancelar a transação a qualquer momento. Desta maneira, o golpista fica com o dinheiro sem ao menos ter o enviado a vítima.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Por que isso é apenas um rumor?

O que deve ser levado em consideração é que a notificação do suposto agendamento para uma data futura não acontece, você só receberá uma notificação quando o dinheiro cai na conta. 

Portanto, a vítima do golpe não teria como ver o Pix Agendado no extrato da conta e, caso alguém entrasse em contato, essa mensagem não faria sentido, já que o dinheiro não foi transferido.

É muito importante estar atento às novas formas que os golpistas estão agindo, mas no caso desta em específico, não é necessário se preocupar com o rumor.

O Pix Agendado está funcionando?

A função de agendar o pagamento ou transferência para uma data futura está vigente desde novembro de 2020. Mas saiba que essa é uma função opcional, ou seja, nem todas as instituições participantes do Pix oferecem o serviço.

A partir de 1º de setembro de 2021, essa função será obrigatória a todas as instituições participantes do Pix. A meta é que todos os usuários tenham a possibilidade de agendar um pagamento.

Leia também:

Descomplicamos?

Não esqueça de clicar no "like", se você gostou do nosso conteúdo. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário. Até breve.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: pagamento via WhatsApp é uma ameaça?

Confira o passo a passo de como agendar um Pix no Nubank

Pesquisa aponta que Pix é o 2º meio de pagamento preferido dos brasileiros

Confira 4 benefícios do Pix para e-commerces

Banco Central deve lançar o Cartão Pix para pagamentos offline

Pix: como gerar QR Code pelo aplicativo da Caixa

Golpe do Pix Agendado é falso; entenda

Pix: sistema pode ser utilizado para pagamento de impostos e tributos