Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Golpe: e-mail falso do WhatsApp pode roubar dados bancários

Por Camila SilveiraPublicado em

Ao mesmo tempo em que o uso do cartão de crédito torna-se cada vez mais frequente, muitos golpes voltados para esse tipo de transação acabam surgindo. Nas últimas semanas, criminosos têm enviado e-mails para usuários do WhatsApp, fingindo ser o mensageiro, para roubar dados financeiros.

A empresa de cibersegurança, ESET, confirma que esse conteúdo tem um link para que o usuário supostamente baixe o seu histórico de conversas. No entanto, é importante ressaltar que ele não pertence à rede social WhatsApp.

Ao clicar no link, a vítima do golpe faz o download de um trojan bancário: um sistema capaz de roubar credenciais bancárias. Dessa forma, o vírus, chamado de Grandoreiro, cria pop-ups falsos de bancos para que a vítima forneça login e senha da conta.

O trojan é bastante comum em diversos países, inclusive no Brasil. No entanto, até o momento o golpe do e-mail fingindo ser o WhatsApp foi detectado somente na Espanha. Mesmo assim, a atenção precisa ser mantida para evitar sérios prejuízos.

"Não podemos descartar a possibilidade de que essa mesma estratégia não seja utilizada posteriormente em campanhas que visem países latino-americanos, por isso é importante se informar sobre esses tipos de campanhas para evitar cair na armadilha caso receba um e-mail com essas características", alertou Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de segurança da ESET na América Latina.

O que você procura?

Conteúdos relacionados

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Foregon participa da 9ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo

Foregon Marca Presença na 6ª Edição do CX Summit

Foregon está no TOP 10 Fintech – Distrito Awards 2022

Foregon está entre as Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Tecnologia da Informação 2022.

Nubank Ultravioleta: nova Regra para Isenção de Anuidade

Consignado do Auxílio Brasil: Caixa já liberou R$ 1,8 bilhão

Nucoin: conheça a moeda digital que será lançada em 2023

Feirão Serasa Limpa Nome: até 99% de Desconto nas Dívidas