Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Golpe: e-mail falso do WhatsApp pode roubar dados bancários

Por Camila SilveiraPublicado em

Ao mesmo tempo em que o uso do cartão de crédito torna-se cada vez mais frequente, muitos golpes voltados para esse tipo de transação acabam surgindo. Nas últimas semanas, criminosos têm enviado e-mails para usuários do WhatsApp, fingindo ser o mensageiro, para roubar dados financeiros.

A empresa de cibersegurança, ESET, confirma que esse conteúdo tem um link para que o usuário supostamente baixe o seu histórico de conversas. No entanto, é importante ressaltar que ele não pertence à rede social WhatsApp.

Ao clicar no link, a vítima do golpe faz o download de um trojan bancário: um sistema capaz de roubar credenciais bancárias. Dessa forma, o vírus, chamado de Grandoreiro, cria pop-ups falsos de bancos para que a vítima forneça login e senha da conta.

O trojan é bastante comum em diversos países, inclusive no Brasil. No entanto, até o momento o golpe do e-mail fingindo ser o WhatsApp foi detectado somente na Espanha. Mesmo assim, a atenção precisa ser mantida para evitar sérios prejuízos.

"Não podemos descartar a possibilidade de que essa mesma estratégia não seja utilizada posteriormente em campanhas que visem países latino-americanos, por isso é importante se informar sobre esses tipos de campanhas para evitar cair na armadilha caso receba um e-mail com essas características", alertou Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de segurança da ESET na América Latina.

Conteúdos relacionados

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Auxílio Brasil: Caixa anuncia calendário de pagamento do benefício

Itaú avança na digitalização e passa a oferecer todos os seus produtos online

Nubank libera cadastro do NuSócios, programa que vai dar ação de graça para usuários

Nubank anuncia sua entrada na Bolsa de Valores no início de dezembro

Alerta de golpe: Mercado Livre não distribuirá prêmios para clientes

Febraban lança campanha de negociação de dívidas: saiba mais

Banco digital next anuncia novo marketplace com cashback

Preço médio do aluguel subiu no último ano, veja principais cidades