Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Novo Golpe SMS dos Correios: como Funciona e como se Proteger

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você costuma fazer compras na Shein, Shopee ou outros sites internacionais, provavelmente já ficou com medo de ser taxado, não é mesmo? Por este motivo, diversas pessoas estão sendo vítimas do novo golpe SMS dos Correios, que utiliza mensagens para se passar pela empresa e cobrar uma suposta taxa para liberar uma encomenda internacional retida na alfândega.

Mulher sorrindo, segurando um celular. Ao lado o texto:

O que você procura?

Como funciona o novo Golpe SMS dos Correios?

Recentemente, um novo golpe está ganhando força na internet e fazendo novas vítimas. Criminosos estão se passando pela agência dos Correios para enganar aquelas pessoas que fazem compras online.

Os criminos enviam um SMS "informando" que a vítima tem produtos retidos pela fiscalização aduaneira, ou seja, que a compra internacional daquela pessoa está retida porque foi taxada.

A taxa de importação é um imposto cobrado pela Receita Federal (RF) com relação às compras de mercadorias do exterior trazidas para o Brasil.

Então, o golpista induz a vítima a fazer o pagamento da taxa via Pix para que o produto seja liberado.

A mensagem é enviada pelo WhatsApp e também por SMS. Isso faz com que muitas pessoas caiam no golpe, afinal, os Correios oferecem o serviço de atualização do status de encomendas por SMS.

Se a vítima costuma receber encomendas, provalmente ela utiliza o serviço de SMS dos Correios, e é facilmente induzida a cair no golpe quando recebe uma mensagem falsa como essa.

Na maioria das vezes, a mensagem enviada pelos golpistas é assim:

"CORREIOS: seu pedido foi temporariamente retido. Para saber mais, clique no link" ou "Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalização alfandegaria. Para mais informacoes, acesse".

A mensagem segue com um link onde a vítima deverá informar seu CPF, nome completo, e-mail e telefone. Depois de inserir as informações, um QR Code do Pix é gerado para o pagamento da falsa taxa.

Ou seja, além da perda financeira, a vítima corre risco ao compartilhar seus dados pessoais. Com essas informações em mãos, golpistas podem abrir empresas em seu nome, solicitar cartões, empréstimos e aplicar vários outros golpes, deixando um prejuízo irreparável e podendo causar até ações judiciais contra você.

Entenda como se proteger do Golpe SMS dos Correios

A primeira e mais importante dica para se proteger desse golpe é: não clique em links suspeitos, mesmo que pareçam veridicos, desconfie! Acompanhe o status da sua encomenda somente pelo site oficial dos Correios. Além disso, atente-se aos seguintes pontos:

  1. 🔒 Observe a URL do site, se estiver com um cadeado ao lado, é porque ele é seguro;
  2. 📣 Geralmente, golpistas têm um senso de urgência para que você faça pagamentos, argumentando que existe um prazo para que ele seja realizado;
  3. ✍️ O texto dos golpistas geralmente não segue padrão de mensagens oficiais, ficando, às vezes, sem acentuação e pontuação corretas;
  4. 🌎 O link usado pelos criminosos é diferente do oficial dos Correios (www.correios.com.br)
  5. 💸 A taxa de importação só pode ser paga por boleto bancário ou cartão de crédito, desconfie se receber um QR code do Pix.

Como pagar a taxa de importação?

Se você realmente teve a sua compra taxada, siga o passo a passo para fazer o pagamento da taxação dos Correios com segurança:

  1. Acesse o site dos Correios;
  2. Vá para a aba "Minas importações" e preencha os seus dados cadastrais;
  3. Selecione a sua encomenda;
  4. Clique no link "Situação" e veja se há a descrição "Aguardando pagamento";
  5. Clique no ícone de "$" e faça o pagamento da taxa.

É importante ressaltar que a taxa de importação deve ser paga via boleto ou cartão de crédito. Após a taxação, você tem um prazo de 30 dias corridos após a liberação da encomenda pela Receita Federal para realizar a transação, sob pena de multa ou devolução da mercadoria.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.