Novo Golpe SMS dos Correios: como Funciona e como se Proteger
Escrito por Thais Souza
Atualizado emSe você costuma fazer compras na Shein, Shopee ou outros sites internacionais, provavelmente já ficou com medo de ser taxado, não é mesmo? Por este motivo, diversas pessoas estão sendo vítimas do novo golpe SMS dos Correios, que utiliza mensagens para se passar pela empresa e cobrar uma suposta taxa para liberar uma encomenda internacional retida na alfândega.
O que você procura?Como funciona o novo Golpe SMS dos Correios?
Recentemente, um novo golpe está ganhando força na internet e fazendo novas vítimas. Criminosos estão se passando pela agência dos Correios para enganar aquelas pessoas que fazem compras online.
Os criminos enviam um SMS "informando" que a vítima tem produtos retidos pela fiscalização aduaneira, ou seja, que a compra internacional daquela pessoa está retida porque foi taxada.
A taxa de importação é um imposto cobrado pela Receita Federal (RF) com relação às compras de mercadorias do exterior trazidas para o Brasil.
Então, o golpista induz a vítima a fazer o pagamento da taxa via Pix para que o produto seja liberado.
A mensagem é enviada pelo WhatsApp e também por SMS. Isso faz com que muitas pessoas caiam no golpe, afinal, os Correios oferecem o serviço de atualização do status de encomendas por SMS.
Se a vítima costuma receber encomendas, provalmente ela utiliza o serviço de SMS dos Correios, e é facilmente induzida a cair no golpe quando recebe uma mensagem falsa como essa.
Na maioria das vezes, a mensagem enviada pelos golpistas é assim:
"CORREIOS: seu pedido foi temporariamente retido. Para saber mais, clique no link" ou "Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalização alfandegaria. Para mais informacoes, acesse".
A mensagem segue com um link onde a vítima deverá informar seu CPF, nome completo, e-mail e telefone. Depois de inserir as informações, um QR Code do Pix é gerado para o pagamento da falsa taxa.
Ou seja, além da perda financeira, a vítima corre risco ao compartilhar seus dados pessoais. Com essas informações em mãos, golpistas podem abrir empresas em seu nome, solicitar cartões, empréstimos e aplicar vários outros golpes, deixando um prejuízo irreparável e podendo causar até ações judiciais contra você.
Entenda como se proteger do Golpe SMS dos Correios
A primeira e mais importante dica para se proteger desse golpe é: não clique em links suspeitos, mesmo que pareçam veridicos, desconfie! Acompanhe o status da sua encomenda somente pelo site oficial dos Correios. Além disso, atente-se aos seguintes pontos:
- 🔒 Observe a URL do site, se estiver com um cadeado ao lado, é porque ele é seguro;
- 📣 Geralmente, golpistas têm um senso de urgência para que você faça pagamentos, argumentando que existe um prazo para que ele seja realizado;
- ✍️ O texto dos golpistas geralmente não segue padrão de mensagens oficiais, ficando, às vezes, sem acentuação e pontuação corretas;
- 🌎 O link usado pelos criminosos é diferente do oficial dos Correios (www.correios.com.br)
- 💸 A taxa de importação só pode ser paga por boleto bancário ou cartão de crédito, desconfie se receber um QR code do Pix.
Como pagar a taxa de importação?
Se você realmente teve a sua compra taxada, siga o passo a passo para fazer o pagamento da taxação dos Correios com segurança:
- Acesse o site dos Correios;
- Vá para a aba "Minas importações" e preencha os seus dados cadastrais;
- Selecione a sua encomenda;
- Clique no link "Situação" e veja se há a descrição "Aguardando pagamento";
- Clique no ícone de "$" e faça o pagamento da taxa.
É importante ressaltar que a taxa de importação deve ser paga via boleto ou cartão de crédito. Após a taxação, você tem um prazo de 30 dias corridos após a liberação da encomenda pela Receita Federal para realizar a transação, sob pena de multa ou devolução da mercadoria.