Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Google Pay: o que é e como configurar

Por Camila SilveiraPublicado em

Disponível para celulares Android, o Google Pay é um aplicativo que finaliza pagamentos por meio do smartphone em lojas físicas ou virtuais, oferecendo um serviço mais seguro e prático para o usuário. Com ele é possível vincular outros tipos de cartões, como vales-presente e cartões de fidelidade, o que possibilita gerenciar pagamentos de forma rápida e eficiente.

O que você procura?

O que é Google Pay?

Como citamos anteriormente, o Google Pay é um serviço de carteira digital, ferramenta que armazena dados de cartões de crédito e débito para realizar transações utilizando dispositivos digitais, que permite fazer pagamentos tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online.

Ele funciona através do aplicativo do seu banco ou instituição financeira, vinculado ao App do Google Pay. Para utilizá-lo, basta adicionar seus cartões pelo próprio aplicativo ou o de sua instituição financeira.

Importante: sempre verifique se essa opção é oferecida pela operadora do seu cartão.

Vale lembrar que o App não está disponível na App Store, loja oficial de aplicativos para iOS.

Como configurar o Google Pay?

O Google Pay, mesmo sendo um meio de pagamentos digitais, pode ser usado tanto em sites e aplicativos quanto em lojas físicas. A seguir, confira como configurar seu dispositivo que promete facilitar a sua vida.

  1. Vá até configurações;
  2. Na barra de buscas, digite NFC;
  3. Habilite a opção NFC e pronto.

Fácil, não é? Se a opção NFC não aparecer, isso significa que seu celular não suporta pagamentos por aproximação. Mas você ainda poderá fazer compras online sempre que o botão "Pagar com Google Pay" estiver disponível.

Como pagar com Google Pay?

Antes de tudo, abra o aplicativo da Play Store no celular. Toque no menu lateral e selecione "Conta". Em seguida, escolha "Formas de pagamento". Caso o pagamento seja feito em lojas físicas, basta conferir se o estabelecimento aceita pagamento por aproximação. Se a resposta for sim, aproxime o celular desbloqueado da maquininha na hora de pagar.

Se a página da loja virtual exibir o botão "Pagar com Google Pay", na hora de finalizar a compra será possível pagar com a ferramenta.

O Google Pay é seguro?

É sim! O Google Pay possui diversas camadas de segurança e tem uma das infraestruturas mais avançadas do mundo. Logo, todas as informações de pagamento e de contas estão protegidas.

Outro ponto interessante é que quando você efetua um pagamento em uma loja, usando a ferramenta, o App não compartilha o número real do seu cartão, mantendo a segurança em toda a operação.

Gostou do conteúdo?

O Google Pay é tecnologia e tudo o que você precisa saber sobre tecnologia, você encontra no portal da Foregon. Confira onde utilizá-lo e quais bancos possuem integração com a carteira digital.

Até mais

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?