Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Governo libera microcrédito e outras medidas para impulsionar a economia

Por Nara LimaPublicado em

Nesta quinta-feira (17), o governo federal reuniu a imprensa em evento em Brasília (DF), para o anúncio de um pacote de medidas econômicas. Dentre as ações informadas, está a criação de um programa de microcrédito destinado principalmente a pessoas que receberam o Auxílio Emergencial durante a pandemia.

Denominado Programa Renda e Oportunidade, o conjunto de ações pode injetar cerca de R$ 165 bilhões na economia do país até o final do ano sem gastos adicionais do Tesouro, de acordo com a expectativa do governo.

Microcrédito SIM Digital

Apesar das quantias divulgadas, ainda não há certeza de que todo esse montante será concretizado, já que quase metade do valor, R$ 77 bilhões referentes ao crédito consignado, não está totalmente garantido, pois dependerá da aprovação das instituições financeiras.

A linha de crédito, que leva o nome de SIM Digital, será voltada a Pessoas Físicas e Jurídicas com renda ou receita bruta anual de até 360 mil reais e contará com taxas de 1,99% ao mês. A ideia do microcrédito foi inspirada no Grameen Bank, concebido pelo bengalês Muhammad Yunus, Nobel da Paz de 2006.

Programa Renda e Oportunidade e a inflação

O volume expressivo previsto no pacote para estimular a economia pode ajudar a pressionar a inflação e dificultar ainda mais o trabalho do Banco Central, entretanto, o chefe da Assessoria Especial do ministro da Economia, Adolfo Sachsida, disse que não prevê um impacto inflacionário.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

"O governo tem firme compromisso de combater a inflação, não lançaríamos medidas que não olham para isso", disse, em entrevista à imprensa. "As medidas não usam um único centavo de recursos do governo, não há o que se falar de desancoragem de expectativas", informou Adolfo Sachsida.

Gostou do conteúdo?

Além de oferecer serviços e produtos financeiros de acordo com o perfil de cada usuário, a Foregon conta com um Portal atualizado com dicas financeiras, de investimento e novidades sobre o mundo das finanças e auxílios do governo.

Caso reste alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo, combinado? Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios