Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Governo não está oferecendo bônus para o Bolsa Escola: entenda o golpe

Por Janaína TavaresPublicado em

Você recebeu uma mensagem em seu WhatsApp dizendo que o governo federal liberou um bônus de R$ 350 do Bolsa Escola? Cuidado! Esse é mais um dos golpes online que estão circulando no momento. 

Por isso, veja mais detalhes a respeito desse assunto, além de conferir algumas dicas para se prevenir em uma situação como essa.

Como acontece o golpe do Bolsa Escola?

A mensagem que está sendo compartilhada entre os usuários do WhatsApp diz o seguinte:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

"BOLSA ESCOLA 2020: Quem tem Bolsa Família o Governo Federal está dando um bônus de até R$ 350 para comprar material escolar 2020. Confira se você tem direito ao benefício: [link do site]."

A intenção, nesse caso, é fazer com que o usuário clique no link disponibilizado. Ao fazer isso, a pessoa terá que responder a três perguntas: se ela possui o Bolsa Família, se está com o cadastro em dia e se ainda possui o Cartão Cidadão para sacar o suposto bônus do Bolsa Escola.

Além disso, a tentativa de golpe também pedia para que o usuário compartilhasse essa mesma mensagem para os contatos disponíveis no WhatsApp dele.

Por que esse tipo de golpe do Bolsa Escola é aplicado?

Como você pôde ver, esse é um tipo de golpe que tem como objetivo roubar os dados da pessoa e ainda induzir a mesma a fazer o saque de um suposto benefício que não existe.

Portanto, os golpistas conseguem ter acesso aos seus dados e visam ganhar apenas dinheiro com publicidade.

Sendo assim é importante deixar claro que o governo federal não oferece nenhum bônus para compra de material escolar direcionado aos beneficiários do Bolsa Família.

Como se prevenir de golpes dentro do WhatsApp?

Apesar dessa situação, tem como você se proteger desses golpes dentro da plataforma. A primeira dica é sempre checar essas informações em sites confiáveis ou nos sites oficiais do governo.

Não compartilhe nenhuma notícia ou informação antes de fazer isso e procure não clicar em links suspeitos que falam sobre você ganhar algum benefício de forma muito fácil.

Cabe aqui ressaltar ainda que o WhatsApp anunciou recentemente um novo recurso que tem como objetivo combater as notícias falsas.

Nessa proposta, você pode verificar todas as mensagens e links encaminhados, evitando assim cair em golpes online. Falamos mais sobre essa novidade neste artigo.

Conteúdos que você precisa conhecer

Vale a pena trilha a sua jornada de conhecimento junto com a gente e ficar por dentro de outros assuntos:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie sua pergunta aqui para que possamos ajudar. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

PicPay compra 100% do Guiabolso com foco no open banking

Procon-SP: bancos deverão provar segurança dos aplicativos

Netflix altera preço da assinatura: confira os novos valores

Junção de Open Banking com Pix: tudo o que você precisa saber

Oportunidade: WTK Agro oferece 400 vagas de emprego

banQi pode liberar empréstimo pessoal para negativados e desbancarizados; entenda

Por que o Brasil sofre um aumento no preço do combustível?

Banco Bradesco eleva taxa de juros do financiamento imobiliário: saiba mais