Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Governo pretende antecipar 13º salário para contribuintes do INSS

Por Janaína TavaresPublicado em

Neste ano, o governo federal planeja antecipar novamente o 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com informações divulgadas pela equipe econômica do governo à imprensa, o presidente Jair Bolsonaro estuda a possibilidade de liberar o 13º salário para os beneficiários ainda no primeiro semestre de 2021. Veja mais informações, logo a seguir.

Como vai funcionar a antecipação do 13º salário?

Até o momento, não há muitos detalhes de como será feita a liberação do 13º salário para aposentados e pensionistas. Contudo, essa antecipação tem como um dos objetivos centrais proporcionar uma maior movimentação do PIB nacional.

Dessa forma, a iniciativa pode aquecer a economia do país, garantindo o poder de compra e venda das pessoas que se beneficiam do 13º salário.

Ainda conforme as informações divulgadas pela equipe econômica do governo, a previsão é de que a antecipação possa ocorrer entre os meses de fevereiro e março de 2021.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Vale lembrar que esse tipo de antecipação já aconteceu no ano passado. Contudo, essa medida deve ser aplicada novamente em 2021, visto que a pandemia de Covid-19 ainda é uma realidade no Brasil.

14º salário: governo planeja abono extra aos segurados

Em 2020, com a antecipação do 13º salário, surgiu o Projeto de lei nº 3.657/2020, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que possibilitava a criação de um 14º salário emergencial para amparar financeiramente o grupo de idosos que estavam em situação de vulnerabilidade por causa da pandemia.

No entanto, a PL que foi sugerida no ano passado não passou pela aprovação do presidente da república sob a justificativa de que não existiria orçamento disponível para aprovação dessa medida.

Contudo, em 2021, a expectativa é que Bolsonaro lance esse benefício como uma estratégia de campanha. Veja mais detalhes sobre essa PL neste artigo: Projeto de Lei propõe 14º salário para aposentados.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conta digital Bitz oferece cashback em parceria com o McDonald’s

C6 Bank permite empresas venderem através de links de pagamentos; saiba mais

Apple deseja entrar no mercado financeiro e oferecer produtos e serviços

Desafio Santander: como ganhar até R$ 100 com o cartão de crédito

PagBank oferece até R$ 600 para quem fizer portabilidade de salário

Cadastro Positivo liberou crédito para mais de 22 milhões de pessoas, diz Serasa

Banco BV lança opção de cartão sustentável

BB premia clientes Ourocard selecionados com 5 mil pontos Livelo