Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Governo pretende antecipar 13º salário para contribuintes do INSS

Por Janaína TavaresPublicado em

Neste ano, o governo federal planeja antecipar novamente o 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com informações divulgadas pela equipe econômica do governo à imprensa, o presidente Jair Bolsonaro estuda a possibilidade de liberar o 13º salário para os beneficiários ainda no primeiro semestre de 2021. Veja mais informações, logo a seguir.

Como vai funcionar a antecipação do 13º salário?

Até o momento, não há muitos detalhes de como será feita a liberação do 13º salário para aposentados e pensionistas. Contudo, essa antecipação tem como um dos objetivos centrais proporcionar uma maior movimentação do PIB nacional.

Dessa forma, a iniciativa pode aquecer a economia do país, garantindo o poder de compra e venda das pessoas que se beneficiam do 13º salário.

Ainda conforme as informações divulgadas pela equipe econômica do governo, a previsão é de que a antecipação possa ocorrer entre os meses de fevereiro e março de 2021.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Vale lembrar que esse tipo de antecipação já aconteceu no ano passado. Contudo, essa medida deve ser aplicada novamente em 2021, visto que a pandemia de Covid-19 ainda é uma realidade no Brasil.

14º salário: governo planeja abono extra aos segurados

Em 2020, com a antecipação do 13º salário, surgiu o Projeto de lei nº 3.657/2020, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que possibilitava a criação de um 14º salário emergencial para amparar financeiramente o grupo de idosos que estavam em situação de vulnerabilidade por causa da pandemia.

No entanto, a PL que foi sugerida no ano passado não passou pela aprovação do presidente da república sob a justificativa de que não existiria orçamento disponível para aprovação dessa medida.

Contudo, em 2021, a expectativa é que Bolsonaro lance esse benefício como uma estratégia de campanha. Veja mais detalhes sobre essa PL neste artigo: Projeto de Lei propõe 14º salário para aposentados.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Foregon participa da 9ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo

Foregon Marca Presença na 6ª Edição do CX Summit

Foregon está no TOP 10 Fintech – Distrito Awards 2022

Foregon está entre as Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Tecnologia da Informação 2022.

Real Valoriza após Resultado das Eleições [2022]

Nubank Ultravioleta: nova Regra para Isenção de Anuidade

Prazo Para Pagamento do Pronampe é Estendido

Smiles Friday: saiba como concorrer a 1 milhão de milhas