guia-completo-sobre-anuidade-do-cartao-de-credito

Tem um cartão de crédito por aí? Ou pensando em ter e não sabe direito como funciona essa tal de anuidade do cartão de crédito? Então nosso guia é para você.

Essa é uma taxa regulamentada pelo Banco Central do Brasil e pode ter diferentes formas de ser cobrada, como por exemplo, à vista, parcelada ou mesmo não ter anuidade.

Aliás, esse tipo de cartão sem cobrar taxa está crescendo no país, baseado na reclamação dos clientes, que muitas vezes consideram a taxa desnecessária.

O que é e por que meu cartão cobra anuidade?

É uma taxa pelo uso do serviço do cartão de crédito. As administradoras justificam essa cobrança como um valor para garantir o perfeito funcionamento do cartão.

Outra explicação para a taxa é a utilização de programas de pontuação, milhas ou programas de vantagens, ou seja, cartões assim cobram anuidade para manter os benefícios.

É praticamente como funciona os serviços do seu dia a dia. Você paga para usar a internet, a água, energia e tantas outras coisas. O cartão também é um serviço em que você tem um limite emprestado pelo banco para usar.

A cobrança pode variar de cartão para cartão, já que cada emissor define o valor da anuidade do cartão de crédito. Então, um cartão Gold de um banco, pode ter uma taxa diferente em outro.

Por isso sempre falamos aqui, cartão não é tudo igual e cada cliente deve escolher o que combina com seu perfil, se tratando de anuidade, renda e finalidade.

Como é definido o valor da anuidade?

Tudo depende do cartão de crédito e emissor escolhido. Como dissemos, um cartão da mesma “classe” em uma administradora, pode ser diferente de outra.

Quando nos referimos a classe do cartão, dizemos que ele pode ser de um tipo mais básico, intermediário ou executivo.

Os básicos têm anuidade mais barata e os intermediários e executivos, taxas mais elevadas, justificado pelos serviços, como seguros e benefícios exclusivos para seus clientes.

Como saber o valor da minha anuidade?

Tanto para quem vai pedir um cartão quanto para quem já tem, é importante se atentar aos valores cobrados, já que na fatura, vem somado aos seus gastos e isso pode desorganizar seu planejamento.

Antes de solicitar o cartão

Se você vai solicitar um cartão, veja essa informação antes na página do banco ou como na Foregon, essa informação fica ao lado do cartão pretendido. Caso não encontre a informação, ligue na Central de Atendimento do cartão. Veja um exemplo de como verificar a anuidade (site da Foregon):

anuidade-do-cartão-de-crédito

Já tenho um cartão

Se você já tem o cartão e ainda não sabe o quanto paga de anuidade, você pode ter essa informação na própria fatura. Se ainda restar dúvida, ligue para o telefone indicado no verso do cartão de crédito.

Tipos de anuidade do cartão de crédito

Os cartões de crédito têm diferenças na cobrança da anuidade. Confira as diferenças:

Anuidade convencional

Valor fixo pago anualmente à vista ou parcelado em poucas vezes. É considerada uma forma mais transparente para o consumidor entender o quanto paga de anuidade do cartão de crédito, já que o valor real é apresentado.

Anuidade diferenciada

Valor pago mensalmente, normalmente em 12x. Esse valor pode ser mais acessível, mas também perigoso em alguns casos, já que aparenta ser mais baixo, mas somando o valor total, pode ser assustador.

Pense que sua anuidade tem um valor de R$ 29,90 ao mês. Ou seja, em um ano, você pagou R$ 358,80 só de anuidade. Esse valor em alguns casos é maior do que a da anuidade convencional.

Observe em sua fatura por quantos meses você irá pagar a anuidade e pode fazer a conta de quanto vai pagar no total, ela virá por exemplo:

  • Parcela de anuidade 01/12 – sua anuidade será parcelada em 12 meses
  • Parcela 01/06 – sua anuidade será parcelada em 6 meses
  • Parcela 01/10 – sua anuidade será parcelada em 10 meses

Gratuita no primeiro ano

Alguns cartões de crédito oferecem esse benefício, ou seja, você começa a pagar anuidade somente depois de um ano usando o cartão. Durante esses 12 meses, você não será cobrado.

É importante ficar atento ao prazo do início da cobrança. Alguns emissores não avisam quando vão começar. Então, já deixa anotado por aí, qual o mês que você será cobrado, claro, se seu cartão tiver esse diferencial, que deve estar em contrato e combinado com o banco na hora da solicitação.

  • Agibank: conta digital e cartão de crédito juntos! Não pague anuidade do cartão de crédito por um ano!

Pague anuidade somente quando gastar

Existem alguns cartões de crédito que somente cobram pela anuidade, quando há emissão de fatura, ou seja, quando é feita alguma compra. Se naquele mês você não fez nenhuma compra, por exemplo, você não será cobrado.

Anuidade cartões de lojas

As maiores lojas do país têm seu próprio cartão de crédito, os chamados Private Label. Nesse caso, a anuidade não é definida pela loja, mas pelo banco que emite o cartão, veja alguns exemplos:

Alguns dos cartões de crédito de lojas, permitem que você fique livre da anuidade comprando na própria loja, ou seja, se você fizer compras somente no site do cartão de crédito, não haverá a cobrança.

Mas fique ligado, isso deve estar em contrato ou promoção e não são todos os cartões que funcionam desse jeito.

Cartões de crédito sem anuidade

Ouvindo cada vez mais os consumidores e de olho em suas necessidades, os bancos estão disponibilizando versões de seus cartões de crédito sem a cobrança de anuidade.

Eles funcionam do mesmo jeito que outros, com a diferença que não há cobrança a mais para você fazer as suas compras e claro, normalmente, tem poucos benefícios, fora os da bandeira e alguns presentes, como descontos em parceiros.

Você já ouviu falar deles? Separamos alguns dos mais procurados e com diferenciais bem legais, confira:

  • Nubank: um dos mais procurados por sua forma de trabalhar. Não é preciso conta em banco, não tem anuidade e tudo o que você precisar está na palma de sua mão, como acesso aos dados do cartão, fatura, aumento de limite, atendimento e muito mais.
  • Digio: assim como o Nubank, oferece a praticidade de ter tudo sobre controle por um celular. E também não é necessário ter conta.
  • Pag!: esse é um cartão junto a uma conta digital. Ou seja, você tem uma conta corrente em seu celular do mesmo jeito que no banco e ainda não paga nada por usar seu cartão para compras no crédito e débito.
  • Inter: também é uma conta digital sem anuidade ou tarifas. Os consumidores têm elogiado esse cartão, pela praticidade e variedade de serviços pelo celular.
  • Saraiva: não tem anuidade, você participa de programas de pontuação e tem desconto em livrarias Saraiva. Esse cartão também é conhecido por não necessitar de envio de documentos e comprovantes.

Benefícios da bandeira

Cartões que cobram ou não anuidade, têm em comum um benefício: o da bandeira! A bandeira do cartão de crédito é aquela que fica normalmente no canto inferior direito, com a marca da empresa, alguma das mais famosas são:

Para ter acesso aos benefícios, você deve se cadastrar no site dos programas oferecidos. E assim que você faz uma compra, acumula pontos ou tem acesso a descontos exclusivos.

Para você ter uma ideia, a bandeira Mastercard®, oferece a seus clientes o programa Surpreenda que, a cada compra, é acumulado um ponto e com no mínimo 5 pontos, você pode levar um produto igual ao que você comprou.

Já a bandeira Visa tem descontos para seus clientes com o programa Vai de Visa. Assim que você escolhe o meio de pagamento como “visa checkout” (cadastre seu cartão antes), você tem descontos em parceiros.

Negocie o valor da anuidade

Ainda é possível abaixar ou se livrar do valor pago na anuidade de um cartão. Para isso, entre em contato com a administradora e faça sua proposta. Se você tem um bom gasto no cartão e é um cliente que paga as contas em dia, pode ser um ótimo argumento.

Se ainda não der certo, tente pedir o cancelamento do cartão, e quando for perguntado o motivo, diga que é a anuidade, em alguns casos isso funciona, já que a administradora não está afim de perder clientes.

Sabe tudo sobre anuidade do cartão de crédito?

Espero que você tenha aprendido muito com o nosso guia sobre anuidade do cartão de crédito. Mas, se ainda restar alguma dúvida, manda aqui nos comentários para nós. Até a próxima.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...