Hábitos que prejudicam o score de crédito
Se você está pensando em solicitar um cartão de crédito, um empréstimo ou até financiamento no mercado, saiba que ter um score de crédito positivo é essencial para ter aprovação da solicitação, seja ela qual for.
Resumidamente, podemos dizer que o score de crédito serve como parâmetro para definir o comportamento do consumidor. Em outras palavras, você precisa ter cuidado com alguns pontos da sua rotina que podem despencar a pontuação do seu score de crédito.
O que você procura?
Hábitos que prejudicam o score de crédito
Como citamos anteriormente, é necessário atentar-se a alguns hábitos que podem prejudicar seu score de crédito. A seguir, confira algumas práticas que devem ser evitadas.
Atrasar as suas contas
Atrasar as parcelas das contas pode interferir consideravelmente no seu score de crédito, sabia? Vamos pensar juntos: se uma loja, empresa ou banco consulta seu histórico e observam que você possui contas em atraso, eles provavelmente pensarão que você não é um bom pagador.

Tente manter suas contas em dia! Uma dica é sempre que possível ativar o débito automático em conta, dessa forma, você não perde nenhum prazo.
Não comprar a prazo
Comprar à vista pode ser uma opção segura para evitar dívidas, no entanto, algumas pessoas possuem score de crédito baixo simplesmente porque evitam comprar a prazo. Mais uma vez, vamos analisar a situação: se você não compra a prazo, como o banco ou instituição financeira saberá que você é um bom pagador?
Além disso, todas as movimentações feitas com seu CPF contam no seu score de crédito. Por isso, sempre que possível, opte por parcelamentos. Claro, se as parcelas não atrapalharem sua vida financeira.
Não ter movimentação bancária
Movimentar seu CPF por meio da conta bancária é um passo essencial. Ou seja, fazer uso do cartão de crédito e débito, fazer débito em conta, utilizar conta corrente e produtos dos bancos é interessante para que não caia a pontuação do seu score de crédito.
Mentir sobre você
Dar endereços e telefones diferentes em cada instituição financeira ou em crediários de lojas também prejudica sua nota de crédito. Afinal, quem possui tantos números e endereços? Esse é um fato que faz com que as empresas pensem que você está mentindo.
O banco cruza diversas informações para definir o score de crédito, sendo assim, uma divergência de dados fora do comum, como nomes dos pais, endereços, entre outras informações, poderá ser um fator negativo.
Fazer muitas solicitações de crédito
Quando você solicita vários produtos e serviços financeiros ao mesmo tempo, essa atitude acende um "alerta" no mercado de que você está "desesperado" para conseguir um cartão, empréstimo ou financiamento. Consequentemente, a sua pontuação de score cai.
O ideal é que após solicitar um produto financeiro, seja um empréstimo, financiamento, cartão de crédito ou crediário, o ideal é aguardar três meses para solicitar novamente. Vale ressaltar que pedir crédito não é um problema, desde que você faça isso de maneira consciente.
Não acompanhar seu score
Quando você acompanha seu score de crédito, além de estar sempre em dia com sua situação financeira, você recebe orientações para limpar o seu nome, caso esteja negativado, e ainda se protege contra fraudes.
E aí, você prática algum desses hábitos?
Agora você já sabe o que não fazer para manter seu score de crédito sempre no verdinho. Confira o vídeo que separamos para você e conheça outros hábitos que podem te prejudicar. Vale a pena!
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário