Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IGP-M do aluguel: o que é e como funciona

Por Nara LimaPublicado em

Nos últimos dois anos, o reajuste do aluguel disparou e muitos brasileiros sofreram financeiramente com esse impacto. O aumento se deve ao Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) que fez o reajuste de aluguel ultrapassar os 23%, em 2020, e os 17%, em 2021.

Apesar de não ser o único indicador, ele é o mais usado pelo mercado imobiliário. Mas, afinal, o que é IGP-M do aluguel e como ele funciona?

IPG-M do aluguel: entenda

O IPG-M é um desdobramento do Índice Geral de Preços (IGP), utilizado para registrar as variações de preços de matérias-primas industriais e agropecuárias, de produtos intermediários e de bens e serviços.

O índice é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) e serve para avaliar a inflação e a oscilação dos preços no mercado. O IPCA também funciona de forma semelhante, mas há diferenças entre eles.

Resumindo, o IGP-M é usado em situações específicas, como corrigir preços nos valores de contratos de aluguel e de energia elétrica. Além disso, ele também costuma ser usado no cálculo de tarifas públicas, planos de saúde, seguros e mensalidades escolares.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Quais as diferenças entre o IGP-M e outros indicadores?

Além do IGP-M, existem ainda outros índices que também são utilizados para medir a inflação do mercado, sendo eles: IPA-M, IPC-M e INCC-MO. Entenda como cada um deles funciona e o que os diferenciam do Índice Geral de Preços – Mercado.

IPA-M

O Índice de Preços por Atacado mede a oscilação dos preços no comércio atacadista do setor industrial e agropecuário. Em outras palavras, o subindicador é utilizado para avaliar o preço dos produtos antes de ele chegar na loja ou supermercado.

IPC-M

O Índice de Preços ao Consumidor mede a inflação em áreas como habitação, educação, saúde, vestuário, lazer, transporte, entre outras. O IPC-M também mede o consumo, assim como o IPCA, mas ambos não são iguais.

INCC-M

O Índice Nacional de Custo da Construção avalia os custos necessários para a construção de moradias, como materiais de construção e custo de mão de obra especializada.

Esses índices fazem parte do IGP-M. A maior parte do indicador é composta pelo IPA-M, em 60% do IGP-M. Em seguida, vem o IPC-M, em 30%. Por fim, o INCC-M, que é responsável por 10% da composição.

Quais as diferenças entre IGP-M e IPCA?

A finalidade do IPCA é a mesma do IGP-M, medir a inflação do país ao longo do tempo, no entanto a composição de ambos é diferente. O IGP-M mede a oscilação de preços ao longo da cadeia produtiva, antes de chegar ao consumidor final, além disso, ele também está relacionado à construção de moradias.

Já o IPCA é utilizado pelo Banco Central como índice oficial para medir a inflação e ajustar a taxa básica de juros, a Selic. Ele mede a última etapa do mercado, a do consumo.

Perguntas frequentes

Qual foi o reajuste de aluguel para 2022?

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M acumulado dos últimos 12 meses ficou em 10,08%.

Qual o IGP-10 de julho 2022?

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) variou 0,60% em julho. No mês anterior, o índice havia registrado variação de 0,74%.

Qual o valor do IGP-M de agosto de 2022?

Em agosto, o índice havia pode chegar a 0,66% e 16,75% acumulado dos últimos 12 meses.

Dica Foregon

O reajuste do aluguel afeta o bolso de milhares de brasileiros. Ter um planejamento financeiro é essencial para manter as contas em dia e não ficar devendo no mercado. Mas você sabe como se planejar financeiramente?

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a manter sua saúde financeira em dia. Além disso, você também pode consultar seu score de crédito e receber ofertas de produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Emissão do comprovante CNPJ: como fazer

Trabalhei 2 anos, quanto vou receber? Aprenda a calcular

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

O que é cobrança extrajudicial?

IGP-M do aluguel: o que é e como funciona

Existem moedas antigas que valem dinheiro?

Como funciona a mineração de criptomoedas

Dinheiro falso: saiba como identificar