Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Imóvel sem escritura: como regularizar

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Para comprar um bem é importante se atentar a todas burocracias e documentações que legalizam esse processo. Um imóvel sem escritura representa um grande risco ao comprador, pois é nela que consta informações sobre o proprietário do espaço e este documento deve ser oficialmente registrado em cartório. Veja os passos que você pode seguir para regularizar essa situação.

imóvel sem escritura regularizar

Riscos do imóvel sem escritura

Ao fechar uma compra sem ter a escritura do imóvel em mãos e durante a negociação assinar algum tipo de documento, significa que é um contrato de gaveta. Ele é válido apenas entre vendedor e comprador, portanto, o imóvel não ficará registrado em seu nome. Sem essa comprovação que é registrada em cartório, não há como saber a procedência do bem e na pior das hipóteses, o comprador corre o risco de perdê-lo.

Como regularizar a situação

Para começar o processo de regularização do imóvel sem escritura é preciso localizar os antigos proprietários. Depois, compareça ao Cartório de Notas de sua preferência para solicitar a lavratura do documento, portando RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel, entre outras exigências. Para saber em detalhes, entre em contato com o cartório.

Outra forma de tentar efetivar o registro do bem em seu nome, é recorrendo à Lei de Usucapião, com o auxílio de um advogado. Para que seja possível usar esse direito, é necessário estar morando na residência há pelo menos cinco anos, com documentos que comprovem esse período e testemunhas.

Valor para registrar a escritura de um imóvel

Para regularizar a escritura, ou seja, fazer o lavramento, é cobrado pelo menos dois valores: o custo no cartório e do ITBI – Imposto sobre Transferências Imobiliárias exigido pelo município e pago no momento da escritura/transferência. O valor do cartório segue uma tabela progressiva, dependendo do valor do imóvel.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

No ITBI o custo é 2% do valor do imóvel, declarado na escritura. Este pode ser valor venal ou valor real:

  • Valor venal: é uma estimativa que o Poder Público realiza sobre o preço do bem e tem por finalidade servir de base para o cálculo de impostos da residência;
  • Valor rea: trata-se de um valor proporcional ao valor declarado e o ideal para registrar no tabelião. A escolha pelo valor venal na escritura, pode acarretar em sérios problemas futuramente.

Além da ausência da escritura, outras circunstâncias também podem deixar o imóvel em estado irregular. Para que não ocorra esse tipo de problema em suas negociações, temos um conteúdo interessante para sua leitura: 5 situações que deixam o Imóvel Irregular

Te espero em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?

Stone Telefone [Ouvidoria, E-mail, WhatsApp, Chat]

Boletos Digitais no Mercado Pago: Como Funciona

16 Melhores Aplicativos de Desconto [Guia Completo]

Hacks Financeiros que te Ajudam a Economizar Dinheiro

Entenda a Diferença entre Boleto, Fatura e Duplicata

Como fazer Recarga de Celular com Cashback Méliuz?