Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Impacto da inflação dos EUA na economia brasileira

Por Camila SilveiraPublicado em

A inflação dos Estados Unidos é um dos assuntos mais comentados nos últimos dias. A maior economia do mundo já acumula uma inflação de 6,2% em 12 meses, representando a maior dos últimos 30 anos. Mas será que o que acontece lá nos Estados Unidos mexe com a economia brasileira?

A resposta é sim. Porém, isso não tem muito a ver com os preços, mas sim com as medidas que precisarão ser tomadas para conter o avanço da inflação. Assim como ocorre aqui no Brasil, para conter o avanço da inflação nos Estados Unidos, será necessário aumentar os juros e reduzir o dinheiro disponível em circulação.

No entanto, a tomada dessas medidas fortalece ainda mais a moeda americana frente a outras, como o Real. Dessa forma, isso pode dificultar a recuperação econômica do Brasil, por conta da subida da taxa básica de juros, a Selic.

Na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic para 7,75% ao ano e ainda indicou que o ano de 2021 poderia fechar com a taxa básica de juros em 9,25%. No entanto, com a piora desse cenário, o mercado financeiro prevê que a taxa Selic chegue muito perto dos 10%.

Valorização do dólar

A valorização do dólar impacta diretamente na economia brasileira, afinal, o dólar pode ficar cada vez mais caro. Por sua vez, essa valorização afeta a inflação e força a subida dos juros no país, o que atrapalha no crescimento da economia.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Antes mesmo dos Estados Unidos chegar ao patamar de "maior inflação dos últimos 30 anos", o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice oficial da inflação brasileira, já havia atingido 10,67% nos últimos 12 meses.

Tal cenário causa o famosos "efeito dominó", afinal, a valorização do dólar afeta o Real, o Real afeta a taxa básica de juros e a taxa básica de juros dificulta o crescimento da economia no país.

Como resultado, fica ainda mais difícil ter a criação ou ampliação de negócios, visto que a moeda americana passa a custar mais, tornando as matérias-primas mais caras. A taxa básica de juros, por sua vez, que serve como indexador para operações bancárias, como empréstimos, por exemplo, passam a ficar cada vez mais altas.

A expectativa é de que no próximo ano, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo aquilo que é produzido no Brasil, cresça menos de 1%.

O que pode acontecer se a inflação nos EUA não diminuir?

Para diminuir a inflação nos Estados Unidos, o Federal Reserve precisa tomar medidas drásticas, como a diminuição da moeda correndo no país e a redução das recompras de títulos públicos.

No entanto, caso essas medidas não causem efeitos positivos e a inflação continue subindo, a tendência é que diminuam ainda mais o número de dólares no país e a taxa de juros dos Estados Unidos continue aumentando.

Como resultado, esse cenário pode piorar ainda mais a situação no Brasil. Há ainda um fator de instabilidade no ano que vem, como as eleições. Por isso, a saída é torcer para que a economia estadunidense se recupere rapidamente.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Alt.bank lança cartão de crédito para negativados e pessoas com score baixo

Motivar seus colaboradores por meio de suas próprias conquistas é a estratégia de gamificação utilizada pela Foregon em tempos de home office

Foregon – Fintech prudentina abre 10 novas vagas de emprego

C6 Bank lança o primeiro cartão biodegradável do Brasil

Tesouro Direto vai lançar título próprio para aposentadoria

Setor imobiliário: pagamentos à vista cresceram por falta de crédito bancário

Santander autoriza biometria facial para transações

Impacto da inflação dos EUA na economia brasileira