Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Imposto de Renda 2021: descubra se há erros na declaração antes de enviá-la

Por Thais SouzaPublicado em

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2021 está chegando ao fim e é muito importante que todas as informações estejam corretas antes de enviá-las para a Receita Federal. Continue a leitura para saber como verificar possíveis problemas no documento.

Imposto de Renda 2021: descubra se há erros na declaração

O programa de declaração do Imposto de Renda oferecido pela Receita Federal conta com uma função capaz de identificar possíveis erros ou falta de informações no preenchimento do documento. Alguns dos problemas mais comuns são: 

  • Campos não preenchidos;
  • Inconsistência nas informações;
  • Omissão de rendimentos;
  • Não informar o título de eleitor;
  • Falta do número de CPF de algum dos dependentes ou CNPJ de uma empresa declarada.

Esses e outros erros na declaração do IR 2021podem ser identificados através da ferramenta "Verificar pendências" disponível no programa. Caso você não encontre a função, quando terminar de preencher o documento, clique no botão F5 do teclado para verificar os possíveis problemas. 

Além de identificar possíveis erros na declaração, a ferramenta "Verificar pendências" avisa o contribuinte se esses erros são erros são graves, que impedem o envio do documento, ou inconsistências menos significativas, que não impedem o envio da declaração.

Os erros mais graves são mostrados com um triângulo vermelho. De acordo com a Receita Federal, esse tipo de inconsistência impede que o contribuinte envie a sua declaração. Você terá que corrigir o problema para conseguir enviar o documento.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Já os avisos são mostrados com um triângulo amarelo. Tratam-se de inconsistências menos graves que não te impedem de enviar a declaração do IR, porém, devem ser corrigidas. 

Como corrigir os erros da declaração do IR 2021?

Depois de clicar em "Verificar pendências" ou no botão F5, se aparecer inconsistências marcadas com triângulo amarelo ou vermelho, clique sobre elas. Em seguida, o programa vai abrir de forma automática uma janela com a ficha que deve ser corrigida. 

Por fim, basta fazer as alterações necessárias e clicar em "Ok" para salvar as correções realizadas na ficha.

Download do programa DIRPF

O download do programa de declaração do Imposto de Renda 2021 pode ser feito em celulares, tablets ou computador. Os links para baixar o programa estão disponíveis no site da Receita Federal

Leia também 

No blog da Foregon você tem acesso a esses e outros conteúdos relacionados. Aproveite e veja como se preparar para fazer essa declaração: 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões

Nova margem consignável para empréstimos em 2022 será de até 40% do benefício

Conheça as 8 mulheres mais ricas do Brasil em 2022

4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros

Saque extraordinário do FGTS: nascidos em fevereiro poderão sacar R$ 1 mil a partir do dia 30