Imposto de Renda 2022: veja como baixar o programa da Receita Federal
A partir de março, os contribuintes já podem começar a preencher a declaração do Imposto de Renda 2022. Neste ano, o programa da Receita Federal passou por algumas mudanças que serão disponibilizadas a partir de 7 de março. Veja o passo a passo de como baixar o programa do Imposto de Renda 2022.

Como baixar o Programa do Imposto de Renda 2022?
A partir do momento que a Receita Federal liberar as novidades do programa, no dia 7 de março, você poderá baixá-lo através do site da instituição. Veja o passo a passo:
- Acesse a site da Receita Federal;
- Clique na opção "Meu Imposto de Renda" e selecione "Baixar o programa";
- Escolha a modalidade de dispositivo (computador, dispositivo móvel ou certificado digital);
- Siga as instruções e pronto!
Vale ressaltar que é importante evitar deixar para baixar o programa no fim do prazo, pois pode haver congestionamento no sistema.
Uma das mudanças para a declaração do IR 2022 é que os programas serão integrados, ou seja, será possível começar o processo de preenchimento pelo App no seu celular e finalizar no computador, por exemplo. O aplicativo poderá ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.
Além disso, outras novidades interessantes para quem vai declarar o IR são:

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- A opção de declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis;
- Recebimento da restituição e o pagamento de DARF via Pix.
Qual o prazo da declaração do Imposto de Renda?
O prazo de envio terá início às 8h do dia 7 de março e terminará às 23h59h, horário de Brasília, do dia 29 de abril de 2022. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.
No ano de 2022, o prazo para a declaração será mais curto que nos últimos anos, quando costumava se iniciar entre os dias 1 e 2 de março. A Receita Federal aguarda cerca de 34,1 milhões de declarações para este ano.
Fique por dentro
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário