Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Impostos: conheça os principais que existem

Por Janaína TavaresPublicado em

Quais impostos os brasileiros pagam com frequência? Você sabe responder essa pergunta? Apesar de serem muito comuns na nossa rotina, alguns deles são desconhecidos pela maioria da população brasileira. Por isso, vamos descomplicar esse assunto para você. Acompanhe a leitura do artigo.

Impostos Diretos

Nesta categoria encontram-se os impostos mais conhecidos, sendo que eles são pagos sobre o consumo e patrimônio do cidadão.

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

Este é identificado como um índice sobre a renda tributável declarada pelo cidadão. Já a sua alíquota é calculada de maneira proporcional e conforme o valor declarado, variando entre 7,5 e 27,5%.

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

Já este imposto possui uma cobrança anual e que vale para todos os proprietários de veículos. Seu percentual pode ser diferente em cada estado e a taxa varia entre 1% e 4% do valor do automóvel.

Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)

Este caso se refere a uma taxa anual que deve ser quitada por todos os proprietários de imóvel do país, inclusive aqueles que moram em áreas rurais. Seu valor pode ser pago de duas formas: à vista ou parcelado. Além disso, o preço é calculado com base no valor venal do imóvel.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Impostos indiretos

Por outro lado, os impostos indiretos geralmente vêm embutidos nos preços dos produtos que você adquire. Vale lembrar que esses são os que mais pesam no seu orçamento. Conheça os principais, logo abaixo:

Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Este tributo é cobrado sobre a movimentação de mercadorias e demais serviços. Sendo assim, sua alíquota é aplicada por cada estado e pode mudar de acordo com o nível de essencialidade do serviço ou mercadoria. Média aplicada: 18%.

Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI)

Ele atua nos produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. Contudo, o preço desse imposto depende de cada produto. Para consular a tabela de alíquotas, basta acessar o site da Receita Federal.

Imposto Sobre Serviços (ISS)

Enquanto isso, esse imposto incide sob a prestação de serviços e é cobrado pelo município. Seu valor corresponde a 5%.

Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF)

Bem conhecida, essa taxa está ligada a todas operações financeiras que são realizadas, por exemplo, pelas administradoras de cartão de crédito e bancos. No primeiro caso, a cobrança do IOF é feita quando você realiza pagamentos de contas e boletos bancários pela função crédito.

Veja mais conteúdos

Caso tenha interesse em conhecer mais a fundo esse tema, separamos alguns artigos para você:

Aprofunde seus conhecimentos a respeito dos impostos e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Adesivo para Cartão de Crédito: Veja Como Funciona

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial