Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado
A inflação é vista por diversos brasileiros como uma grande vilã na economia. Para entender o seu conceito e o real impacto econômico desse fenômeno, continue a leitura do artigo e descubra como está a inflação hoje e como proteger o seu dinheiro!

O que você procura?
Quanto está a inflação hoje?
A inflação hoje é medida pelo IPCA. Confira:
Descrição | Valor |
Inflação hoje (agosto/2022) | -0,36% |
Inflação acumulada em 12 meses | 8,73% |
Inflação acumulada em 2022 (até julho/2022) | 4,39% |
Fonte: IBGE
O que é inflação?
A inflação é um aumento generalizado e contínuo dos preços da economia de um país. Na República Federativa do Brasil, o governo busca novas formas de ter mais dinheiro para fazer investimentos no país e impulsionar a economia.
Em busca de conseguir o capital, o governo cria mais dinheiro e, por consequência, acontece a inflação.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Qual a causa da inflação?
Muitos acreditam que a inflação acontece somente pelo aumento da impressão de novas moedas no país. No entanto, é válido dizer que a inflação acontece porque a oferta de moeda aumenta em uma velocidade mais alta do que as ofertas na economia.
Por exemplo: a oferta nada mais é que a disponibilidade de determinado produto, já a demanda diz respeito à procura por esse produto. Por isso, quando o governo decide colocar mais dinheiro na economia sem um aumento na oferta de produtos, os preços aumentam em decorrência da inflação.
Quem define a inflação?
A inflação é definida de acordo com a variação dos preços da economia e o Conselho Monetário Nacional define uma meta para que a economia funcione.
Além disso, o Banco Central é responsável por manter a estabilidade da moeda brasileiro e opera no mercado para manter a inflação dentro da meta.
Principais índices de inflação
Existem diversos índices que medem a inflação de acordo com a variação dos preços do mercado. Conheça:
- IGP-M: ponderação entre três índices, como Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC);
- IPC: o Índice de Preços ao Consumidor é responsável por medir a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 33 salários-mínimos nas principais capitais do país;
- Inflação individual: é possível calcular a variação dos preços dos alimentos no seu orçamento mensal através do site do IBGE.
Qual o impacto da inflação?
A inflação causa impacto na vida do consumidor através da distorção de preços. Afinal, com grande frequência os produtos são precificados e apresentam alteração nos valores. A partir disso, muitas famílias não conseguem apresentar um planejamento financeiro.
Outro impacto da inflação é a perda do poder de compra. Ou seja, você passa a precisar de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de bens.
Descomplicamos?
Se você conseguiu entender mais sobre a inflação hoje, não esqueça de curtir o artigo. Consulte agora seu score de crédito e promova mais organização financeira:
Deixe seu comentário