Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Por Sabrina VansellaPublicado em

A inflação é vista por diversos brasileiros como uma grande vilã na economia. Para entender o seu conceito e o real impacto econômico desse fenômeno, continue a leitura do artigo e descubra como está a inflação hoje e como proteger o seu dinheiro!

Quanto está a inflação hoje?

A inflação hoje é medida pelo IPCA. Confira:

Descrição Valor
 Inflação hoje (agosto/2022) -0,36%
 Inflação acumulada em 12 meses 8,73%
 Inflação acumulada em 2022 (até julho/2022) 4,39%

Fonte: IBGE

O que é inflação?

A inflação é um aumento generalizado e contínuo dos preços da economia de um país. Na República Federativa do Brasil, o governo busca novas formas de ter mais dinheiro para fazer investimentos no país e impulsionar a economia. 

Em busca de conseguir o capital, o governo cria mais dinheiro e, por consequência, acontece a inflação.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Qual a causa da inflação?

Muitos acreditam que a inflação acontece somente pelo aumento da impressão de novas moedas no país. No entanto, é válido dizer que a inflação acontece porque a oferta de moeda aumenta em uma velocidade mais alta do que as ofertas na economia.

Por exemplo: a oferta nada mais é que a disponibilidade de determinado produto, já a demanda diz respeito à procura por esse produto. Por isso, quando o governo decide colocar mais dinheiro na economia sem um aumento na oferta de produtos, os preços aumentam em decorrência da inflação.

Quem define a inflação?

A inflação é definida de acordo com a variação dos preços da economia e o Conselho Monetário Nacional define uma meta para que a economia funcione.

Além disso, o Banco Central é responsável por manter a estabilidade da moeda brasileiro e opera no mercado para manter a inflação dentro da meta.

Principais índices de inflação

Existem diversos índices que medem a inflação de acordo com a variação dos preços do mercado. Conheça:

  • IGP-M: ponderação entre três índices, como Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC);
  • IPC: o Índice de Preços ao Consumidor é responsável por medir a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 33 salários-mínimos nas principais capitais do país;
  • Inflação individual: é possível calcular a variação dos preços dos alimentos no seu orçamento mensal através do site do IBGE.

Qual o impacto da inflação?

A inflação causa impacto na vida do consumidor através da distorção de preços. Afinal, com grande frequência os produtos são precificados e apresentam alteração nos valores. A partir disso, muitas famílias não conseguem apresentar um planejamento financeiro.

Outro impacto da inflação é a perda do poder de compra. Ou seja, você passa a precisar de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de bens.

Descomplicamos?

Se você conseguiu entender mais sobre a inflação hoje, não esqueça de curtir o artigo. Consulte agora seu score de crédito e promova mais organização financeira:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer