Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Influência da localização em preços de seguros auto

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Para evitar prejuízos, cada seguradora fica responsável pelo critério de avaliar a sua grade de preços de seguros. Dentro desses parâmetros, a localização tem forte influência no valor total, visto que o risco oferecido nessas áreas é maior que o comum.

Para não tomar um susto na hora de fazer a cotação do seu seguro, é importante lidar com algumas ideias antes. Entender os fatores que podem alterar os preços é o principal passo para se preparar financeiramente e contratar o produto ideal para você.

Índice de Sinistralidade

Quando se trata de seguros, este é o principal meio para avaliar riscos. Para quem não sabe, sinistro é qualquer dano causado ao carro segurado ou à automoveis de terceiros. Através deste critério, fica mais fácil entender a variação de preços que ocorre por conta da localização, já que as chances de sinistros podem encarecer os produtos de seguro.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Condutores que vivem em áreas de risco precisam lidar com preços mais altos por conta do índice de sinistralidade. Por isso, se você vive em localidades com esse aspecto, é melhor ir preparando o bolso.

O que define uma localidade de risco?

Regiões onde há maior frequência de furtos e roubos é considerada como uma área de risco. Além desse fator, a seguradora costuma avaliar o local onde o carro fica. Automóveis que não possuem uma garagem em casa ou no trabalho, é provável que o seu seguro ficará mais caro.

Quais sãos os outros fatores que podem influenciar no preço?

O perfil do condutor também é um item de extrema importância para as seguradoras. Através dele também é possível avaliar outros fatores de risco. A idade e o sexo do condutor também é um parâmetro influente.

Homens solteiros e jovens costumam pagar mais caro, uma vez que estatisticamente costumam se envolver mais em acidentes do que as mulheres. Vale lembrar que a quantidade de pessoas que usam o carro também deve influenciar no preço do seguro.

Como encontrar o melhor preço?

Existem muitas seguradoras no mercado com diversas opções para cada tipo de necessidade. Contudo, se você deseja encontrar o seguro mais barato para você, é importante pesquisar. Uma boa opção é optar pelas corretoras de seguro online. Quer saber mais? Clique aqui e conheça os detalhes.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão