Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Influência da localização em preços de seguros auto

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Para evitar prejuízos, cada seguradora fica responsável pelo critério de avaliar a sua grade de preços de seguros. Dentro desses parâmetros, a localização tem forte influência no valor total, visto que o risco oferecido nessas áreas é maior que o comum.

Para não tomar um susto na hora de fazer a cotação do seu seguro, é importante lidar com algumas ideias antes. Entender os fatores que podem alterar os preços é o principal passo para se preparar financeiramente e contratar o produto ideal para você.

O que você procura?

Índice de Sinistralidade

Quando se trata de seguros, este é o principal meio para avaliar riscos. Para quem não sabe, sinistro é qualquer dano causado ao carro segurado ou à automoveis de terceiros. Através deste critério, fica mais fácil entender a variação de preços que ocorre por conta da localização, já que as chances de sinistros podem encarecer os produtos de seguro.

Condutores que vivem em áreas de risco precisam lidar com preços mais altos por conta do índice de sinistralidade. Por isso, se você vive em localidades com esse aspecto, é melhor ir preparando o bolso.

O que define uma localidade de risco?

Regiões onde há maior frequência de furtos e roubos é considerada como uma área de risco. Além desse fator, a seguradora costuma avaliar o local onde o carro fica. Automóveis que não possuem uma garagem em casa ou no trabalho, é provável que o seu seguro ficará mais caro.

Quais sãos os outros fatores que podem influenciar no preço?

O perfil do condutor também é um item de extrema importância para as seguradoras. Através dele também é possível avaliar outros fatores de risco. A idade e o sexo do condutor também é um parâmetro influente.

Homens solteiros e  jovens costumam pagar mais caro, uma vez que estatisticamente costumam se envolver mais em acidentes do que as mulheres. Vale lembrar que a quantidade de pessoas que usam o carro também deve influenciar no preço do seguro.

Como encontrar o melhor preço?

Existem muitas seguradoras no mercado com diversas opções para cada tipo de necessidade. Contudo, se você deseja encontrar o seguro mais barato para você, é importante pesquisar. Uma boa opção é optar pelas corretoras de seguro online. Quer saber mais? Clique aqui e conheça os detalhes.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Gadelha
Redator júnior

Ex-colunista da Foregon.