Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

INSS: bancos oferecem nova margem para empréstimo consignado

Por Camila SilveiraPublicado em

Você sabia que agora os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Banco do Brasil estão oferecendo empréstimo consignado com uma nova margem?

Os aposentados agora podem contratar o empréstimo com margem de 40% e carência de 120 dias para realizar o pagamento da primeira parcela, sendo que os juros continuam sendo cobrados durante esse período.

A linha de crédito pode ser solicitada através dos meios digitais dos bancos ou pelos caixas eletrônicos, o que pode ser vantajoso, já que assim eles evitam cair em golpes pelo telefone.

O recomendável é que a contratação seja realizada pelo caixa eletrônico, pois dessa forma, um comprovante com as condições da contratação do dinheiro será impresso.

INSS: bancos oferecem margem para empréstimo consignado

Antes, a margem consignável do empréstimo era de 35%, e agora é de 40%. Melhor dizendo, agora o aposentado ou pensionista pode usar 40% de sua renda total para pagar as prestações do empréstimo contratado.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Vale ressaltar que o Banco do Brasil oferece um menor taxa de juros mensais: a partir de 0,85%, seguido pelo Santander, com uma taxa de 0,9%, e do Itaú, com 1,06%.

As taxas de juros podem variar de acordo com o perfil do cliente. Por exemplo, para quem já é cliente do banco pode ter acesso a juros menores. Sendo assim, tudo vai depender de como é a sua relação com a instituição.

"É importante o aposentado ou pensionista que pensa em pegar o consignado avaliar se realmente precisa desse crédito e qual vai ser um recurso do recurso que vai receber. A decisão precisa ser tomada com muita cautela ", explica Cíntia Senna, mestre em educação financeira.

A educadora também recomenda que, mesmo que o empréstimo consignado tenha taxas de juros atrativas, é necessário pensar que o aposentado ou pensionista pode ficar sem a parte do benefício por um bom tempo.

"O consignado tem uma taxa mais certa que as demais modalidades porque ele já tira o pagamento direto do salário desse aposentado e pensionista, mas ele precisa lembrar que vai ficar sem parte do salário por um determinado tempo", completou.

Além disso, é sempre essencial ler o contrato com muita atenção e calma, para depois de realizar uma operação.

"O aposentado pode ficar alguns meses sem aquela parte da parcela para testar. Por exemplo, se uma pessoa que ganha R$ 1.000 comprometer 40% apenas com INSS , ela vai ficar com R$ 600 para viver ", explica a educadora.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça os mitos e verdades sobre o empréstimo

Veja o que fazer se você receber empréstimo consignado sem ter solicitado

Conheça 5 opções de financiamento estudantil em 2022

Representante legal INSS pode contratar empréstimo consignado? Saiba mais

Empréstimo Magalu: conheça a modalidade simplificada

Saiba tudo sobre o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Como pedir o empréstimo do Caixa Tem para quem tem o nome sujo

Melhores bancos para empréstimo, por categoria