Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

INSS: entenda por que a maioria dos benefícios estão sendo negados

Por Camila SilveiraPublicado em

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento das aposentadorias e de demais benefícios aos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social.

Para ter direito a essas assistências, não basta apenas contribuir com o INSS, os interessados também devem preencher alguns requisitos rigorosos, que muitas vezes impedem a concessão do benefício.

Os servidores do INSS têm culpa pelo benefício negado?

Muitas pessoas acreditam que os servidores do INSS são culpados pelo benefício negado e, apesar de serem altamente qualificados, acabam cometendo alguns erros por não terem conhecimento jurídico.

No entanto, é válido lembrar que esses erros são fáceis de serem reparados, desde que o segurado tenha em mãos todos os requisitos e provas.

O próprio INSS tem buscado formas de agilizar o andamento dos processos. Dentre elas estão a concessão automática e o pagamento de bônus por produtividade aos servidores.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Entenda por que a maioria dos benefícios estão sendo negados

Na maioria das vezes, os benefícios do INSS são negados por falta de documentos, falta de tempo de contribuição ou, até mesmo, falta de algumas informações no INSS.

Se você está de acordo com todos os requisitos e teve algum benefício negado, entre com pedido de revisão. Caso ele seja negado, o mais recomendável é entrar com uma ação judicial.

O que o INSS diz sobre isso?

De acordo com o INSS, a falta de atenção do segurado ao mandar as documentações e preencher requisitos é um dos principais motivos que impedem a concessão de benefícios. Por isso que é extremamente importante ficar atento sobre todos os requisitos que o INSS determina para cada categoria e, assim, evitar maiores confusões.

Principais motivos para a negação dos benefícios

  • Tempo de contribuição;
  • Qualidade de segurado;
  • Qualidade de dependente;
  • Carência.

Podemos concluir que o maior motivo para que os benefícios da Previdência Social sejam negados é a falta de cumprimento dos requisitos exigidos pelo INSS. Por isso que é importante que o segurado fique atento a estes fatores e planeje sua aposentadoria para evitar maiores problemas no futuro.

O que o segurado pode fazer para facilitar o trabalho do INSS?

O segurado deve planejar sua aposentadoria e ter todos os requisitos em mãos. Para isso, poderá se informar através de sites de jornal e, até mesmo, fazer uma simulação da aposentadoria no próprio site do INSS.

Nele, é possível saber quanto tempo falta, quando irá receber, entre outras informações que poderão ajudá-lo a ter o benefício aprovado.

Gostou do conteúdo?

Este artigo ajudou você a entender mais sobre o assunto? Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas