Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

INSS: entenda por que a maioria dos benefícios estão sendo negados

Por Camila SilveiraPublicado em

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento das aposentadorias e de demais benefícios aos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social.

Para ter direito a essas assistências, não basta apenas contribuir com o INSS, os interessados também devem preencher alguns requisitos rigorosos, que muitas vezes impedem a concessão do benefício.

Os servidores do INSS têm culpa pelo benefício negado?

Muitas pessoas acreditam que os servidores do INSS são culpados pelo benefício negado e, apesar de serem altamente qualificados, acabam cometendo alguns erros por não terem conhecimento jurídico.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

No entanto, é válido lembrar que esses erros são fáceis de serem reparados, desde que o segurado tenha em mãos todos os requisitos e provas.

O próprio INSS tem buscado formas de agilizar o andamento dos processos. Dentre elas estão a concessão automática e o pagamento de bônus por produtividade aos servidores.

Entenda por que a maioria dos benefícios estão sendo negados

Na maioria das vezes, os benefícios do INSS são negados por falta de documentos, falta de tempo de contribuição ou, até mesmo, falta de algumas informações no INSS.

Se você está de acordo com todos os requisitos e teve algum benefício negado, entre com pedido de revisão. Caso ele seja negado, o mais recomendável é entrar com uma ação judicial.

O que o INSS diz sobre isso?

De acordo com o INSS, a falta de atenção do segurado ao mandar as documentações e preencher requisitos é um dos principais motivos que impedem a concessão de benefícios. Por isso que é extremamente importante ficar atento sobre todos os requisitos que o INSS determina para cada categoria e, assim, evitar maiores confusões.

Principais motivos para a negação dos benefícios

  • Tempo de contribuição;
  • Qualidade de segurado;
  • Qualidade de dependente;
  • Carência.

Podemos concluir que o maior motivo para que os benefícios da Previdência Social sejam negados é a falta de cumprimento dos requisitos exigidos pelo INSS. Por isso que é importante que o segurado fique atento a estes fatores e planeje sua aposentadoria para evitar maiores problemas no futuro.

O que o segurado pode fazer para facilitar o trabalho do INSS?

O segurado deve planejar sua aposentadoria e ter todos os requisitos em mãos. Para isso, poderá se informar através de sites de jornal e, até mesmo, fazer uma simulação da aposentadoria no próprio site do INSS.

Nele, é possível saber quanto tempo falta, quando irá receber, entre outras informações que poderão ajudá-lo a ter o benefício aprovado.

Gostou do conteúdo?

Este artigo ajudou você a entender mais sobre o assunto? Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida