Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Instituições financeiras confiáveis: saiba como identificar uma

Por Janaína TavaresPublicado em

O que você leva em consideração na hora de escolher uma instituição financeira? Entenda que, antes de decidir, é fundamental conhecer alguns fatores para garantir ainda mais que ela é de confiança e que você vai ter acesso ao serviço ou produto esperado.

Portanto, em nosso artigo, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a identificar instituições financeiras confiáveis. Acompanhe a leitura e saiba mais detalhes.

O que torna as instituições financeiras confiáveis?

Diversas questões contribuem na hora de avaliar a confiabilidade de um banco ou financeira. No entanto, alguns pontos precisam ser avaliados em qualquer situação como, por exemplo:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Autorização do Banco Central (BC)

A empresa deve ter a regulamentação do Banco Central para funcionar, já que é este órgão que confere a credibilidade da instituição. Sendo assim, você conta mais segurança e estará protegido contra condições abusivas.

Por isso, este é o primeiro item que você deve checar no site da instituição financeira. A informação, provavelmente, vai aparecer no rodapé da página.

Porém, caso queira conferir isso diretamente pelo BC, basta ler o seguinte conteúdo:

Informações sobre taxas e cobranças

Antes de contratar qualquer serviço ou produto, é obrigatório ler com calma e atenção todos os documentos.

Isso porque no contrato fica estabelecido todas as condições gerais e deveres das duas partes envolvidas, ou seja, você e a empresa.

Pagamento antecipado

Em casos de empréstimo, por exemplo, uma empresa de confiança nunca vai pedir pagamento antecipado da sua parte.

O que vai acontecer, normalmente, é uma análise do seu perfil. Caso aprovado nesta etapa, você recebe o dinheiro. Se ela pedir qualquer adiantamento, cancele a negociação e denuncie.

Segurança do site

Por fim, todas as instituições financeiras confiáveis vão ter em seus sites o certificado digital. Ele serve, principalmente, para garantir que as informações transmitidas entre você e o site não possam ser acessadas por terceiros.

Portanto, procure por um pequeno cadeado que estará ao lado do endereço do site. Ao clicar sobre ele, será possível averiguar as informações referentes ao certificado de segurança. Assim, você vai ter mais certeza de que seus dados estarão protegidos.

Você vai gostar de ler

Preparado para ter acesso a mais conteúdos da Foregon? Veja algumas leituras que podem ser essenciais nesse momento para você:

Descomplicamos?

Agora que você já sabe como identificar uma instituição financeira confiável, envie aqui pra gente sua pergunta ou sugestão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida