Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Insumos: saiba o que significa e veja os tipos existentes

Por Camila SilveiraPublicado em

Sabe todos aqueles elementos que são necessários para a produção de um produto? Eles são chamados de insumos.

Isso significa, portanto, que esse termo abrange todo tipo de material que esteja ligado ao processo de desenvolvimento de um produto ou da prestação de um determinado serviço.

Mas, entenda: para ser considerado um insumo, o material não precisa necessariamente fazer parte do produto. Ele apenas deve ter colaborado, de alguma forma, para sua fabricação ou realização do serviço em questão. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Conheça os tipos de insumos

  • Natural: relacionado à matéria-prima;
  • Trabalho: relacionado à mão de obra;
  • Capital: relacionado ao investimento realizado no serviço ou no produto;

Os insumos podem ser sub-divididos em diretos e indiretos.

A primeira opção são aqueles elementos que contribuem diretamente para a produção do produto ou realização do serviço, mais conhecidos como matéria-prima. Já a segunda opção são aqueles que contribuem para que o processo seja possível, como a mão de obra, energia elétrica, entre outros.

É importante ressaltar que esses tipos de insumos estão presentes tanto na produção de um produto como na realização de um serviço.

Imagine um exemplo: na indústria alimentícia, para produzir um ketchup, é preciso do tomate e de açúcar: dois ingredientes qualificados como insumos naturais. E, na fábrica é necessário o trabalho dos funcionários, a energia elétrica e as máquinas para a produção do ketchup, que são insumos da categoria trabalho. 

Em determinadas áreas específicas, como na agricultura e farmacêutica, há uma classificação diferente para os insumos. Eles são qualificados como biológicos, químicos ou minerais e mecânicos.

Os biológicos são aqueles produtos de origem animal ou vegetal. Os químicos e minerais, por sua vez, são elementos produzidos artificialmente pela indústria como agrotóxicos. Por fim, os mecânicos são as máquinas e equipamentos necessários para a atividade agrícola.

Qual é a diferença entre insumo e matéria-prima?

Embora pareçam ser a mesma coisa, os dois termos possuem significados bastante diferentes. Enquanto o insumo é o elemento que contribui para a produção de um produto ou realização de um serviço, sela ele material ou imaterial, a matéria-prima é aquilo que está agregado na composição do produto.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão