Intercâmbio para Portugal: Saiba quais são os gastos para os estudantes

Viajar para Portugal tem se tornado um desejo e uma tendência para os Brasileiros que desejam estudar fora do país. A possibilidade de ingressar a uma faculdade portuguesa por meio do ENEM já é algo possível, o que facilita a possibilidade de realizar o sonhado intercâmbio.

Mesmo aqueles que não conseguirem a bolsa e desejam viajar até lá mesmo assim, é importante seguir algumas dicas para ir preparado até lá.

Quais são os valores dos cursos em Portugal?

Mesmo que cada curso tenha um valor específico, é indispensável entender que independentemente da faculdade ser pública ou não, existe uma anuidade que deve ser paga.

Na universidade de Algarve, por exemplo, o valor desta anuidade possui a média de 3.500 euros. Esse valor dividido por 12 fica por 291 euros mensais, em reais, fica no total de R$ 1.164.

Também é importante ficar de olho no preço da moradia

Algumas instituições de ensino superior oferecem moradia em certas cidades do país, contudo, é preciso que o estudante espere abrir novas vagas. Esses lugares possuem espaços e quartos compartilhados e cobram cerca de 120 euros (140 reais) com tudo incluso.

Aqueles que desejam mais privacidade, podem dividir a habitação com um amigo, no entanto, o valor fica mais caro e pode chegar a 250 euros (mil reais).

Valor da alimentação em um intercâmbio em Portugal

Os restaurantes universitários não são exclusividade do Brasil. Em Portugal eles também possuem um valor mais em conta, e uma alimentação custa em média de 2,50 euros (10 reais). Fazer as suas compras em supermercados também é uma boa, mas dependendo dos itens, o valor pode ficar mais caro.

Transporte

Ao contrário do Brasil, os meios de transporte oferecidos em portugal são de excelente qualidade. Além dos ônibus, também existem os metrôs. Em relação ao preço, ele pode variar de acordo com a cidade.

Vale lembrar que é possível economizar fazendo a compra de passes mensais, principalmente se você for estudante, já que os preços para acadêmicos possuem um valor mais em conta.

Por fim, antes de fazer o seu intercâmbio, é essencial se planejar para evitar imprevistos. Checar a cotação do euro é uma tarefa que não pode faltar no seu checklist.

Existem outros meios que você pode adotar para tornar a sua viagem mais barata. Quer saber como? Clique aqui e conheça todos os detalhes para economizar como um mestre.