Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Internet 5G será acessível para os brasileiros em 2022: entenda

Por Camila SilveiraPublicado em

Embora estejam sendo realizados testes por empresas no país, a conexão 5G não deve chegar ao Brasil por enquanto. De acordo com uma previsão feita por Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a quinta geração de banda larga móvel só deve ser acessível para os brasileiros no final de 2021 ou começo de 2022.

Em uma entrevista feia ao jornal Folha de São Paulo e UOL, o assunto foi debatido pelo ministro. Ao ser questionado sobre a chegada do 5G ao país, Pontes não falou sobre nenhuma data específica, porém disse que ele deve ser lançado até o início do ano que vem.

Recentemente, o ministro afirmou que o Brasil não aceitaria a pressão dos Estados Unidos para limitar a participação da chinesa Huawei no leilão do 5G.

Hoje em dia, a maior dificuldade enfrentada pelas empresas e órgãos responsáveis é uma possível interferência na frequência de 3,5 GHz, que será usada para a transmissão da quinta geração de banda larga móvel. Até o momento, essa faixa é usada para a transmissão de sinal de TV aberta para antenas parabólicas. 

Por essas razões, o leilão do 5G, anteriormente marcado para março de 2020, deve ser realizado apenas em 2021. O adiantamento foi uma forma encontrada para elaborar estratégias a fim de resolver os problemas operacionais apresentados.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Na entrevista, o ministro Marcos Pontes foi questionado sobre a possibilidade de implementação da tecnologia e a posterior resolução das questões técnicas. Pontes respondeu que prefere adiantar o leilão para garantir que todas as empresas e órgãos envolvidos não enfrentem problemas de segurança jurídica.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios