Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Intertextualidade: saiba o que esse termo significa

Por Camila SilveiraPublicado em

Não é segredo para ninguém que uma das disciplinas mais cobradas nas provas de concursos públicos e processos seletivos é a de Língua Portuguesa. Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a intertextualidade e suas categorias, para que você possa esclarecer todas suas dúvidas. Continue a leitura e aproveite o conteúdo. 

O que é intertextualidade?

Intertextualidade é a relação de referência estabelecida entre um texto e outro. Tais referências podem ser notadas de formas explícitas ou implícitas e representadas de maneiras diferentes: auditivas, visuais ou escritas.

Em outras palavras, a intertextualidade é uma espécie de diálogo entre as construções. Ela pode ser encontrada em músicas, propagandas publicitárias, artes plásticas, dança, entre outras.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Caso seja usada de maneira correta, a intertextualidade oferece uma vantagem que é o enriquecimento textual, justamente por explorar o tema tratado de forma mais aprofundada.

Além disso, serve para comemorar um acontecimento, relatar um fato histórico, descrever a cultura de um povo ou de uma personalidade.

Intertextualidade explícita e implícita

A intertextualidade pode ser classificada de acordo com a sua relação com o texto fonte, ou seja, se aparece de forma direta ou indireta. Confira detalhes:

  • Explícita: os leitores identificam a intertextualidade de maneira rápida por elementos e relação direta estabelecida com o texto fonte;
  • Implícita: não é facilmente identificada pelos leitores, exigindo o conhecimento prévio para compreender o conteúdo. Não estabelece relação direto com o texto fonte e nem com seus elementos. 

Como a intertextualidade pode ser expressa?

Como dissemos anteriormente, ela pode ser expressa de diferentes formas. Conheça os principais tipos de intertextualidade.

  • Alusão: faz referência a elementos presentes em outros textos, de forma indireta, por meio de características simbólicas. Por exemplo: O mais bonito de todos era sem dúvida Narciso – meu filho e não o outro. (Alusão a Narciso, herói grego famoso por sua beleza e orgulho);
  • Citação: quando um autor acrescenta partes de outras obras na sua produção, resultando em uma intertextualidade direta. Normalmente, a citação é inserida entre aspas e deve conter o nome do autor original. Por exemplo: Analisando a rotação do osso sobre a base, pode-se, segundo "Kapan (2001), descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente";
  • Epígrafe: acréscimo de parágrafo ou frase que se relaciona com o texto que está sendo escrito. Tal recurso é usado em trabalhos científicos e obras, sendo colocado em seu início. Exemplo: O mais corajoso dos atos ainda é pensar com a própria cabeça." (Coco Chanel);
  • Paráfrase: representa a recriação de um texto que já existe, mantendo a mesma ideia, porém usando outras palavras. O objetivo é reafirmar as ideias do texto fonte, porém com estilos próprios. Exemplo: Canção do Exílio.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 6 dicas para melhorar seu home office

Saiba como abrir uma conta na Binance

Google Pay: veja quais bancos possuem integração com a carteira digital

Saiba como se tornar um MEI e ter CNPJ para emitir notas

Como fazer o planejamento de um empréstimo: guia completo

Confira as 5 principais dúvidas sobre MEI

Seguro-desemprego: como é feito o pagamento do benefício?

Poupança 2021: guia completo

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras