Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IPVA 2020: valores e datas de vencimento

Por Janaína TavaresPublicado em

O começo do ano sempre traz alguns tributos a mais para o consumidor brasileiro pagar. Um deles é o IPVA 2020 (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que já começou a vencer nesta semana em boa parte do país. Para não perder as datas de vencimento e os valores, é só acompanhar a leitura do artigo.

Mas antes, um lembrete: tanto os preços como as datas de vencimento do imposto mudam de estado para estado, e de acordo com o modelo e ano do veículo.

Valores do IPVA: faça sua consulta

Para verificar os valores, os motoristas conseguem consultar pelo site Secretaria da Fazenda e Planejamento do seu respectivo estado. Ao entrar no site, clique na aba de IPVA. Fique tranquilo porque os sites de todos os estados contam com este item

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Logo depois, selecione a aba "Consulta" do IPVA dentro do site e informe o Renavam (facilmente encontrado no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e a placa do seu carro. Pronto! Já pode conferir os dados disponíveis na plataforma.

Há também outra possibilidade de consultar os valores do IPVA 2020, por meio do Detran de cada estado. Acesse o site e procure pelo termo IPVA. Logo em seguida, adicione o Renavam e a placa do carro para ter acesso a todas as informações.

Datas de vencimento

Abaixo, fizemos uma tabela com as principais informações de cada estado brasileiro em relação ao vencimento do IPVA 2020. Vale destacar que os dados foram checados no dia 09 de janeiro:

Isenção do imposto
Um ponto interessante a respeito do IPVA 2020 é que, sob algumas condições, os proprietários dos veículos podem ficar isentos de pagar esse imposto. Mas isso só se aplica quando a pessoa tem alguma doença crônica ou quando o carro é antigo. Dependendo do estado, esse tempo pode ser de 10 a 20 anos, por exemplo.

Para fazer o pedido de isenção, existem algumas regras que você deve cumprir. Saiba abaixo quais são:

  • Veículo novo: até 30 dias após a data de emissão da nota fiscal;
  • Veículo usado: até o fim do ano anterior ao da vigência da isenção;
  • Veículo que já possuía isenção: até 30 dias após o fim da vigência do benefício anterior.

Observação: o processo de solicitação leva 58 dias em média, além de não cobrar nenhuma taxa.

Anote todas as informações necessárias a respeito do IPVA 2020 e se programe para pagar da melhor maneira possível. Qualquer dúvida, fale aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa