Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IPVA 2022: abatimento do imposto chega a 5% em SP

Por Nara LimaPublicado em

Na última sexta-feira, dia 21, se encerrou o prazo para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 9% de desconto, na cota única. Entretanto, contribuintes de São Paulo que não conseguiram cumprir o primeiro calendário terão uma nova oportunidade de fazê-lo ainda na cota única ou de forma parcelada, sem qualquer tipo de multa durante o mês de fevereiro.

IPVA 2022

O pagamento para veículos de placa com final 1 pode ser realizado com 5% de desconto até o dia 10 de fevereiro. Confira todas as datas.

Placa Vencimento
Final 1 10/fev
Final 2 11/fev
Final 3 14/fev
Final 4 15/fev
Final 5 16/fev
Final 6 17/fev
Final 7 18/fev
Final 8 21/fev
Final 9 22/fev
Final 0 23/fev

Vale lembrar que, caso o pagamento seja feito de forma parcelada, o dia de vencimento das parcelas segue a mesma sequência do pagamento de fevereiro, inclusive, descontando sábados e domingos.

Como consultar o IPVA?

Na página da Secretaria da Fazendo de São Paulo é possível obter todas as informações sobre o imposto deste ano. Lembre-se que antes de entrar no site, é preciso estar com o número de seu Renavam e da placa do veículo em mãos.

Você também pode consultar o valor do IPVA por meio dos canais bancários, dentre eles: terminais de autoatendimento, Internet Banking e aplicativos oficiais do seu banco. Ao optar pela última ferramenta, será necessário informar apenas o número do Renavam para obter as informações sobre o IPVA 2022.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

IPVA 2022: aumento do imposto

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor venal dos veículos apresentou, em média, uma alta de 22,54%, número que impacta diretamente o valor do imposto. A tabela Fipe é utilizada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento para estipular o valor do IPVA a cada ano.

Devido a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e o aumento do valor do imposto, o pagamento do IPVA 2022 pode ser efetuado em até cinco vezes. Antes, o parcelamento era feito em até três vezes.

Importante: quem deixa de recolher o imposto pode ter de pagar multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Com 60 dias de inadimplência, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do imposto.

Para que serve o IPVA?

Do total arrecadado pelo estado de São Paulo, são descontadas as destinações constitucionais e o valor restante é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e os outros 50% para o estado utilizar em outras áreas, como: saúde, educação e segurança pública.

Descomplicamos?

Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo e não deixe de compartilhar a novidade com amigos e familiares, afinal, descontos sempre são bem-vindos, não é mesmo?

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões

Nova margem consignável para empréstimos em 2022 será de até 40% do benefício

Conheça as 8 mulheres mais ricas do Brasil em 2022

4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros

Saque extraordinário do FGTS: nascidos em fevereiro poderão sacar R$ 1 mil a partir do dia 30